Prefeitura de Belo Jardim promove acolhimento às famílias nas escolas municipais

publicado: 10/02/2021 16h39,
última modificação: 10/02/2021 16h39

Nesta quarta-feira (10), a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, promoveu, por meio das unidades escolares, mais um dia de acolhimento às famílias. Com o intuito de fortalecer e desenvolver atividades, foi realizado um momento onde os professores e gestores acompanham os alunos por meio dos pais e responsáveis. Sabe-se que cada série escolar tem seus desafios e por isso precisam de um apoio para que assim consigam fazer com que os alunos se adaptem com mais propriedade e segurança a essa realidade.

As aulas online trouxeram consigo um grande desafio para os estudantes, pois nem todos têm acesso à informação e isso não é apenas uma situação da zona rural. Muitas escolas dentro da cidade não tem acesso à internet e, com isso, os contratempos são ainda maiores. O corpo docente tem dificuldades até para fazer uma simples matrícula. Por isso foi planejado um mês de acolhimento, onde é enfatizada a importância da participação da família nas escolas.

A secretária Marta Medeiros visitou durante esta manhã as escolas: Centro Comunitário Municipal Castelinho e a Escola Municipal Vereador Joaquim Medeiros, no distrito de Água Fria. Essa participação dos gestores é algo contínuo e rotineiro, pois diante do estado em que a secretaria e as unidades escolares se encontravam o que ela mais precisa é desse olhar de esperança em dias melhores. Estreitar os laços entre a família e escola é algo primordial, pois ambos são uma parte essencial da vida do aluno.

“Esse acolhimento aos pais e responsáveis é um momento de extrema importância, é através desse contato que teremos respaldo para avaliar a realidade de cada escola, as condições reais, dificuldades e demandas. Em apenas três dias de encontro estamos tendo um retorno satisfatório, com foco e determinação, porém ainda necessitamos que os responsáveis compareçam até a escola para firmar esse compromisso entre a escola e alunos. É através desses números de matrículas que poderemos reorganizar as aulas, dividindo turmas, solicitando os materiais pedagógicos necessários para dar continuidade a nova rotina escolar, dando ao estudante o direito que possui, em ter uma Educação de Qualidade. Juntos vamos superar os desafios e fortalecer a educação de Belo Jardim.”, disse a secretária Marta.