Prefeitura de Belo Jardim promove a 1° Formação dos Professores do Programa de Educação Integral – Florescer

publicado: 08/02/2022 23h16,
última modificação: 09/02/2022 09h48

A formação segue até a sexta-feira (11), na Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB)

A Secretaria de Educação e Tecnologia iniciou, nesta segunda-feira (07) na Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), a 1° Formação dos Professores dos Anos Iniciais e Finais do Programa de Educação Integral de Belo Jardim. São 80 profissionais que atuarão nas três unidades integrais do município, divididos entre gestores, coordenadores administrativos e financeiros, coordenadores pedagógicos, jovens protagonistas, articuladores de aprendizagem e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além de apoios e auxiliares administrativos.

O programa é fruto da parceria entre a gestão municipal, o Instituto Conceição Moura e o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e tem por objetivo fomentar a implantação de Escolas de Educação Integral em Tempo Integral.

O prefeito Gilvandro Estrela esteve presente na abertura do evento e mencionou sua alegria em participar de uma ação que vai transformar a educação do município. “Senti-me muito feliz em participar do evento ao lado de gestores e professores que passaram na seleção simplificada, realizada pela Secretaria de Educação e Tecnologia de Belo Jardim, para trabalhar nas três escolas em tempo integral que estamos iniciando esse ano e de forma pioneira. Desejo sucesso a todos e que, de fato, possamos oferecer uma educação de qualidade e diferenciada para o alunado beneficiado. Isso é Belo Jardim construindo uma nova história”, disse.

A formação conta com um conteúdo específico que visa auxiliar os profissionais nas diversas situações que podem ocorrer, como disse a secretária de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto. “O momento é de aprendizagem, de comprometimento, de confiança, e estamos contando em cada um desses profissionais, pois será através do desempenho deles que a educação do município irá avançar”, relatou.

Renata Campos, supervisora de projetos do ICE, explicou a importância dessa formação para os professores. “A Formação Inicial é o momento de encontro de todas as equipes escolares que farão parte do Programa Florescer, no qual as inovações em conteúdo, método e gestão do modelo da Escola da Escolha são apresentadas com o objetivo de criar condições para que os gestores e professores possam iniciar o ano letivo imersos neste novo programa de educação integral”, pontuou.

A semana de formação tem sido coordenada por consultores de gestão e pedagógicos do ICE, que estão apresentando as bases teóricas e metodológicas do modelo, seus princípios educativos e instrumentos de gestão, entre outros conteúdos importantes para o desenvolvimento dos trabalhos junto aos estudantes.

A supervisora de Projetos Sociais do Instituto Conceição Moura, Mariana Morais, ressaltou a confiança do órgão no programa. “O Instituto Conceição Moura confia nas parcerias realizadas e no grande desafio que temos pela frente, transformando a vida das nossas crianças e adolescentes através da Educação”, completou.