Prefeitura de Belo Jardim orienta sobre a importância do Título de Eleitor e serviços de regularização

publicado: 10/02/2024 22h07,
última modificação: 19/02/2024 22h09

Um importante instrumento da democracia é o direito ao voto. Por isso, a Prefeitura de Belo Jardim reforça a importância do Título de Eleitor e destaca meios facilitados para sua regularização e transferência. Com o sistema Título Net, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (www.tre-pe.jus.br), agora é possível resolver questões eleitorais de forma rápida e eficiente, sem sair de casa.

O prefeito Gilvandro Estrela enfatizou sobre a relevância do voto. “Um ato de extrema importância em uma democracia, pois é a maneira pela qual os cidadãos exercem sua influência na escolha de seus representantes políticos e nas decisões que afetam a sociedade como um todo. Fui eleito através do voto e é uma honra para mim hoje escutar dos jovens sobre o primeiro voto deles”, disse o gestor.

Ao votar, os cidadãos têm a oportunidade de expressar suas preferências e contribuir para a construção de um governo mais alinhado com seus valores e necessidades. Além disso, o voto é uma forma de participação cívica e um instrumento para promover mudanças positivas na sociedade. Portanto, é fundamental que os cidadãos exerçam seu direito ao voto de forma consciente e responsável.

O site Título Net oferece vários serviços, incluindo a emissão da primeira via do título (alistamento), transferência de município, atualização de dados pessoais, alteração de local de votação por necessidade de mobilidade, revisão para regularização de inscrição cancelada, entre outros.

Ao concluir o requerimento, caso seja solicitado o comparecimento a um cartório eleitoral ou central de atendimento, é necessário agendar o atendimento pelo próprio site. “Para o eleitor chegar até o cartório eleitoral daqui, que funciona dentro do fórum, ele tem que passar pelo site do TRE e fazer o agendamento do atendimento, pois o atendimento só acontece de forma agendada. Então, o eleitor tem a opção de resolver as pendências pelo próprio site, como, por exemplo, consultar a situação do título, verificar se há multa, gerar a guia de multa e pagar por PIX, inclusive”, reforçou o chefe do cartório eleitoral de Belo Jardim, Bruno Mariano.

O título de eleitor é mais do que um documento; é o instrumento que confere ao cidadão o direito de participar do processo democrático, expressando sua vontade nas urnas e contribuindo para a escolha dos representantes que irão governar a cidade, o estado e o país. Além disso, ele é utilizado como comprovante de regularidade eleitoral em diversas situações do dia a dia, como na obtenção de documentos, concursos públicos e processos seletivos.