Prefeitura de Belo Jardim lança Plano Municipal para a Primeira Infância

publicado: 29/05/2023 12h14,
última modificação: 29/05/2023 12h14

Nesta segunda-feira (29), a Prefeitura de Belo Jardim promoveu o lançamento do Plano Municipal para a Primeira Infância, uma iniciativa que busca garantir o pleno desenvolvimento das crianças na faixa etária de zero a seis anos, estabelecendo diretrizes e ações por meio de políticas públicas e da articulação com diferentes setores, proporcionando um ambiente seguro, saudável e estimulante para o crescimento infantil.

O processo de construção do plano foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), contando com o apoio técnico do Instituto Conceição Moura. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico específico para Belo Jardim, que permitiu identificar as necessidades e demandas relacionadas à primeira infância. Com base nesse levantamento, foram estabelecidas ações, estratégias e metas a serem desenvolvidas ao longo dos próximos dez anos, visando a plena garantia dos direitos das crianças do município.

O Plano Municipal para a Primeira Infância foi aprovado por meio da Lei Municipal N° 3.470/2022, conferindo respaldo legal às ações propostas. Entre as principais medidas previstas, destaca-se a capacitação dos profissionais que trabalham diretamente com crianças nessa faixa etária, bem como a realização de ações de sensibilização e conscientização junto aos pais e responsáveis.

A intenção é envolver toda a comunidade no processo de cuidado e proteção das crianças, reconhecendo que a atenção dedicada a elas nessa fase inicial é fundamental para seu futuro.