A Prefeitura de Belo Jardim segue comprometida em promover uma educação de qualidade e inclusiva. Por meio da Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia, tem fortalecido sua parceria com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), ao mesmo tempo em que realiza uma série de formações educacionais nas instituições municipais.
Desde o final do ano passado, o governo municipal estabeleceu essa parceria com o CNCA, alinhando-se com seus objetivos de garantir a alfabetização de todas as crianças belo-jardinenses até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e promover a recomposição das aprendizagens afetadas pela pandemia, com foco especial na alfabetização das crianças matriculadas nos anos subsequentes.
Além disso, a secretaria está promovendo outras formações educacionais importantes. No dia 02 de abril, os coordenadores de Educação Infantil participaram de uma formação sobre a Primeira Infância Antirracista (PIA), visando sensibilizar sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil e promover um atendimento qualificado e humanizado as crianças e suas famílias.
Para os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está agendada uma formação para o dia 11 de abril, às 8h, no Instituto Conceição Moura, onde serão discutidos temas relacionados ao ensino para esse público e alinhamento das ações pedagógicas para este ano.
Outra formação educacional é voltada para os professores das turmas multisseriadas da Educação do Campo. No distrito de Xucuru, ocorreu o primeiro encontro no dia 08 de abril e uma segunda formação está agendada para o dia 10, às 13h, no auditório da Escola Estadual Professor Donino. Durante esses encontros são abordadas as particularidades da Educação do Campo e os principais pontos relacionados ao ensino em turmas multisseriadas.
“Essas formações são parte integrante dos esforços da gestão Gilvandro Estrela em promover uma educação de qualidade e inclusiva em nossas instituições, garantindo que todos os alunos tenham acesso a um ensino de excelência e que nenhum seja deixado para trás em seu processo de aprendizagem”, destacou a secretária de Educação, Esportes e Tecnologia, Carmen Peixoto.