Prefeitura de Belo Jardim inicia semana de conscientização a pessoa com deficiência

publicado: 22/08/2022 12h07,
última modificação: 22/08/2022 12h32

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Educação e Tecnologia (Setec), por meio da coordenação de Inclusão, realizou uma caminhada em prol da conscientização sobre as deficiências invisíveis com escolas da rede municipal de ensino. Foram convidadas também unidades da rede estadual e privada. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes na manifestação, que ao ser concluída se confraternizaram, brincando e comendo pipoca e algodão doce.

O Prefeito Gilvandro Estrela esteve presente acompanhando todo o trajeto, e pôde conversar, cumprimentar e abraçar todos que ali estavam presentes. “Estou mais que feliz, por ter sido abraçado por essas crianças maravilhosas. O governo olha para vocês com muito carinho, muito afeto e muita dedicação”. E alertou. “E é isso que eu peço, todos nós somos iguais, ninguém é melhor do que ninguém, ninguém é mais do que ninguém, eu estou prefeito mas enquanto estiver prefeito estarei sempre me dedicando a essa causa, uma causa justa, uma causa necessária, uma causa que eu faço questão de abraçar”. E finalizou. “Aquele que discrimina é desumano, nós temos que abraçar, temos que dá amor, carinho e dedicação exclusiva”.

A concentração e a saída aconteceu da Assistência Social e seguiu por toda avenida até a o calçadão, no qual havia cama elástica, pipoca, algodão doce, cremosinho, entre outras coisas que fizeram a alegria da criançada. Também participaram da ação os professores de educação física do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) que prepararam uma programação com jogos e brincadeiras para os pequenos.

A secretária de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto, em sua fala demonstrou seu orgulho por tantas pessoas estarem presentes na ação, abraçando a causa. “Começar essa Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla dessa forma tão bonita, tão acolhedora, tão verdadeira e tão emocionante, é muito bom a gente saber que de mãos dadas conseguimos chegar a todos não de forma igual como diz a nossa frase, mas a partir de cada diferença”, disse a gestora da pasta da educação.

A semana de conscientização está só começando, na quarta-feira (24) terá uma roda de diálogo, na quinta-feira (25) será a capacitação de Primeiros Socorros (SAMU) e também acontecerá uma palestra com a doutora em Educação, Tânia Bazante, com o tema: As Deficiências Invisíveis.

“Não fazemos inclusão sozinhos, temos que estar de mãos dadas. Não podemos falar sobre educação inclusiva se não tivermos empatia pela causa, e isso a gente está vendo aqui”, disse a coordenadora da Educação Inclusiva, Sandra Regina.