Prefeitura de Belo Jardim inaugura o Centro de Parto Normal Dr. Genildo Valença e garante humanização dos atendimentos

publicado: 03/02/2023 19h05,
última modificação: 03/02/2023 19h05

Nesta sexta-feira (3), a Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Saúde, inaugurou o Centro de Parto Normal Dr. Genildo Valença. A unidade de saúde, que homenageia o médico pediatra (in memoriam) reconhecido por sua dedicação e contribuição na área da saúde por mais de 30 anos, conta com uma série de equipamentos e espaços dedicados a oferecer um atendimento humanizado às gestantes e seus bebês.

O Centro de Parto Normal (CPN) Tipo 1 foi reformado com recursos do município no valor de R$ 39.837,26 e equipado com recursos do Ministério da Saúde no valor de R$ 329.345,98, o investimento final foi de R$ 329.385,81. Várias facilidades são apresentadas, incluindo uma banheira para parto na água, sala de parto Dona Nevinha Parteira (in memoriam), salas para acolhimento/triagem, exame, observação/pré-parto, área de convivência para banho de sol, incubadoras, alojamento conjunto, área de banho e banheiros.

Destacando a importância da obra para a saúde da população, o prefeito Gilvandro Estrela disse: “este é mais um passo importante na garantia de atendimento de qualidade às mulheres e recém-nascidos de Belo Jardim. Estamos orgulhosos de inaugurar este centro, que tem como objetivo proporcionar um parto humanizado e seguro”.

Já a secretária de saúde, Aline Cordeiro, destacou a importância da nova estrutura para a saúde da mulher e de seus bebês. “As salas modernas e os novos equipamentos garantem um atendimento diferenciado para as gestantes, ampliam o número de partos no município, o que diminui as transferências, além de melhorar as condições de trabalho da nossa equipe, entre outros benefícios”, afirmou.

A cerimônia contou ainda com a presença da família dos homenageados, do Dr. Genildo Valença e da Dona Nervinha Parteira; deputado federal Mendonça Filho, vereadores e servidores municipais. Com esta inauguração, o governo Gilvandro Estrela reforça seu compromisso com a saúde da população, oferecendo um atendimento humanizado e de qualidade.