Prefeitura de Belo Jardim inaugura calçadão cultural e abre exposição em vagões ferroviários

publicado: 01/04/2023 15h12,
última modificação: 01/04/2023 15h12

A Prefeitura de Belo Jardim encerrou o mês de março com uma ação importante que fomenta a cultura e o turismo e que resgata parte da história do município: a inauguração do Calçadão Cultural Ivanildo Ridomarques de Souza, na antiga estação ferroviária. O local abriga a Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, o Espaço Cidadão Empreendedor, o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho e os vagões ferroviários. A solenidade também contou com a abertura da exposição “Pare, olhe, escute: Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco” da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) dentro dos vagões.

A proposta do calçadão cultural é ter um espaço público onde ações de cultura como shows, oficinas e demais apresentações culturais possam ser realizadas pela população belo-jardinense. O secretário de Cultura, Victor Maciel, comenta que o local é estratégico pela sua localização e pelo resgate histórico. “Aqui é o coração de Belo Jardim e foi a porta de entrada da cidade durante muitos anos quando a locomotiva funcionava. Ter esse espaço resgatado com a disposição desses vagões, do calçadão e do memorial, é resgatar a história da estação ferroviária”, declarou.

A Secretaria de Cultura reformou o Memorial da Estação Cultura Nelson Ramalho, local que compõe um acervo com peças e fotografias que contam a história de Belo Jardim. George Barros, servidor público municipal, estava no local prestigiando o espaço e as melhorias realizadas e afirmou que ” o espaço está muito bonito, muito organizado. Eu nasci e me criei aqui perto da estação, com o senhor Nelson Ramalho dentro dos trens… Fico feliz por ver o espaço resgatado”.

O calçadão homenageia o fotógrafo, escritor e memorialista Ivanildo Ridomarques de Souza (in memoriam). Ele teve como mestre o ferroviário Nelson Ramalho, que lhe ensinou a escrever o seu nome. Ivanildo também realizou diversas exposições fotográficas de resgate histórico do passado belo-jardinense, assim como fez parte da Abla – Academia Belo-jardinense de Letras e Artes. Por ter uma história de contribuição à favor de Belo Jardim no ramo cultural, a homenagem se faz justa.

O presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), José Marques, esteve no evento e foi homenageado. Foi por meio dele e por articulações políticas, que Belo Jardim recebeu a doação dos vagões ferroviários. Em seu discurso, ele afirmou que está feliz por ver o bom uso que a Prefeitura Municipal fez com a doação dos vagões. “Esse trem espaço-cultural foi uma ideia belíssima. A ferrovia em Belo Jardim teve um papel importante. Esses vagões aqui dispostos resgatam essa vivência para o povo. Parabenizo o prefeito Gilvandro Estrela e demais envolvidos por está iniciativa”, pontuou José Marques.

O prefeito Gilvandro Estrela comemora a entrega de mais um espaço de cultura, turismo e lazer ao povo de Belo Jardim. “Há dois anos, esse lugar estava totalmente abandonado, sendo até mesmo local para crimes. Hoje, com o trabalho de pessoas do bem e que amam Belo Jardim, podemos ver tudo isso aqui restaurado; a praça, o memorial, a estação ferroviária e agora, com esses vagões que representam uma parte importante da história do nosso município. Agradeço a todos vocês que me deram esse voto de confiança. E para valorizar ainda mais esse local, vamos fazer o calçamento desta avenida aqui ao lado”, finalizou.

Exposição: A exposição”Pare, olhe, escute: Os caminhos do patrimônio ferroviário de Pernambuco”, está exposta no interior dos vagões busca apresentar um pouco da história do transporte sobre trilhos que modificou paisagens e vidas no Estado, ampliando o acesso de pessoas e mercadorias no trânsito em diferentes rotas entre o litoral e o sertão. A exposição é da Fundarpe e aberta ao público de terça a domingo, das 9h às 12h e das 15h às 19h.