Prefeitura de Belo Jardim faz parceria com o Instituto de Qualidade do Ensino para melhorar a qualidade da educação e atingir a meta do IDEB

publicado: 28/07/2021 14h41,
última modificação: 28/07/2021 14h41

Com um programa arrojado de formação de professores, avaliação de aprendizagens, desempenho escolar para alunos da alfabetização ao 9º ano e suporte às escolas municipais, a Prefeitura do Belo Jardim quer alcançar, em três anos, a meta do IDEB. Índice nacional que mede a qualidade da educação dos estados e municípios do país, o IDEB de Belo Jardim está abaixo da meta, o que significa que a qualidade da aprendizagem do município é deficiente, comprometendo o futuro das crianças. A melhoria dos índices educacionais de Belo Jardim é prioridade do prefeito Gilvandro Estrela, que formalizou a parceria entre a Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia e Instituto de Qualidade de Ensino (IQE), para implantar o programa de qualidade nas escolas municipais.

A parceria vai implementar o Programa Qualidade na Escola (Qualiescola), visando a elevação do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) e da Prova Brasil, anos iniciais e finais melhorando a qualidade da educação. Vai apoiar, também, as escolas na recuperação da aprendizagem na retomada das aulas presenciais após o período de fechamento por causa da pandemia da Covid-19. “A educação é transformadora e a gestão entende isso, se empenhando em possibilitar ações que visam o desenvolvimento das nossas crianças, nossos estudantes, nossos professores. O que assinamos é a prova que estamos dando o melhor em busca do nosso objetivo”, afirmou a secretária de Educação, Carmem Peixoto.

O prefeito Gilvandro Estrela assumiu em janeiro deste ano e encontrou a educação de Belo Jardim sucateada, com escolas abandonadas, obras paralisadas, sem acesso a recursos do Ministério da Educação por falta de prestação de contas, uso indevido do Fundef e o município ostentando os piores índices de avaliações de desempenho no ensino. Para correr contra o tempo, o prefeito Gilvandro Estrela tem articulado várias ações diretas para garantir liberação de recursos, retomada das obras e parcerias com instituições que têm expertise em educação como o Instituto Conceição Moura, com Taciana Moura, o IQE, com Marcos Magalhães, a OEI, entre outras.

“O IQE está nessa parceria para fortalecer a política educacional de Belo Jardim valorizando os educadores por meio da Formação Continuada e contribuindo para a garantia da ofertado direito à Aprendizagem dos alunos”, afirmou Iran Freitas diretora de desenvolvimento de Programas do IQE. O Instituto tem expertise em educação, atua há 20 anos em Pernambuco, em diversos estados, e desenvolveu trabalho em Teresina, na época que o município alcançou o primeiro lugar no IDEB entre as capitais do Nordeste.

O trabalho do IQE com a rede municipal de Belo Jardim começa em agosto. A secretaria Carmen Peixoto destacou os esforços realizados pela gestão de Gilvandro Estrela em diversas áreas para recuperar o tempo perdido nas gestões anteriores na área educacional. “Nosso objetivo é o desenvolvimento de toda comunidade escolar”, afirmou, reforçando que a orientação do prefeito é trabalhar a educação de forma sistêmica com foco na qualidade para impactar no futuro das crianças belo-jardinenses. Expertise – O IQE atua em todo o país desde 1994 promovendo e desenvolvendo projetos educacionais para melhorar a qualidade do ensino no país. Com foco na educação infantil/alfabetização, anos iniciais do fundamental, anos finais do fundamental e ensino médio, o Instituto tem trabalho em todas as regiões do país em municípios como Recife, Caruaru, Petrolina, São José dos Campos (SP), Teresina e já beneficiou mais de 2 milhões de alunos com seus programas de melhoria de qualidade de ensino.