Prefeitura de Belo Jardim é a primeira do Agreste a integrar o INSS Digital

publicado: 16/08/2017 08h44,
última modificação: 21/08/2017 12h19

A Prefeitura de Belo Jardim é a primeira do Agreste a assinar protocolo de intenções para integrar o programa “INSS Digital”, serviço disponibilizado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social com o objetivo de facilitar a vida dos segurados. Com a iniciativa, a Prefeitura se torna agente do INSS e os contribuintes poderão requerer benefícios diretamente do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O protocolo de intenções foi assinado nesta terça-feira (15), pelo prefeito Hélio dos Terrenos, a secretária de Assistência Social, Maria Luzinete Torres, e pelo gerente do INSS em Belo Jardim, Márcio Santos.

A parceria vai dar agilidade aos benefícios de prestação continuada, como os para idosos acima de 65 anos e para deficientes de qualquer idade. Com a iniciativa, essas pessoas poderão se dirigir diretamente ao CRAS, onde esse benefício será requerido e direcionado à agência do INSS.

Atualmente, o requerimento para o benefício precisar ser agendado no INSS. Em média, o beneficiário espera 120 dias para ser atendido na agência. Após isso, aguarda a avaliação social e a perícia médica. “Com a parceria com a Prefeitura, o protocolo de requerimento vai ser feito em 15 minutos. Depois disso, será comunicado ao CRAS o dia da realização da avaliação social e da perícia médica”, explica o gerente do INSS, Márcio Santos.

“Nós estamos fazendo essa parceria com o INSS para que as pessoas sejam atendidas aqui no CRAS e possam solicitar rapidamente seus benefícios. É uma iniciativa que vai beneficiar a população, as pessoas que mais precisam”, disse o prefeito Hélio dos Terrenos.