Prefeitura de Belo Jardim atualiza números e passa a economizar mais de 15 milhões

publicado: 09/01/2023 16h39,
última modificação: 09/01/2023 16h39

A Secretaria de Gestão Pública do município, realizou novo balanço das licitações de 2022, no qual restou de economia dos cofres públicos o montante de R$ 15 milhões, uma redução que proporciona mais qualidade e quantidade nas novas contratações. Esse resultado foi uma consequência das estratégias utilizadas pelo setor de Comissão Permanente de Licitações (CPL), como negociações e a aplicação de um sistema padronizado.

A gestão tem buscado cada vez mais deixar o servidor informado para que possam utilizar mecanismos que contribuam nessas ações. O processo tem sido 100% eletrônico, na plataforma do Governo Federal, proporcionando mais credibilidade e gratuidade na utilização pelos fornecedores. A padronização dos modelos de Edital e Termos, foram criados com base nos modelos da Câmara de Minutas da Advocacia Geral da União, garantindo agilidade nas negociações e julgamentos, e uma grande redução de recursos e problemas.

A secretaria tem utilizado as redes sociais como estratégia para fazer a divulgação das licitações centralizadas, além de priorizar as Microempresas (ME) e as Empresas de Pequeno Porte (EPP) regionalmente, mostrando transparência, impulsionando e elevando a qualidade dos participantes, e dessa forma atraindo melhores preços e um bom atendimento aos cidadãos.

Segundo o setor, uma das estratégias para obtenção do índice é o uso da forma eletrônica, com a tecnologia a favor da gestão e implementação do Sistema de Registro de Preços conforme legislação. “As quantidades são centralizadas e trazem economia de escala, de maneira que se alcance a máxima utilização das necessidades dos envolvidos no processo. Desta forma, buscando como resultado, baixos custos e o incremento de mais quantidade, mais qualidade e mais opções de atendimento à população”, disse o secretário executivo de Planejamento, Dayvid Jefferson.