Prefeitura de Belo Jardim assina projeto de lei que reconhece a Comunidade Quilombola de Barro Branco pertencente ao município

publicado: 19/11/2021 17h46,
última modificação: 19/11/2021 17h46

A prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo, assinou um Projeto de Lei, nesta sexta-feira (19), na sede da Associação Quilombola do Barro Branco, reconhecendo a comunidade como pertencente ao município de Belo Jardim. Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, José Lopes, recebeu o processo para a oficialização do projeto.

O INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) considera a comunidade quilombola do Barro Branco como pertencente ao município de São Bento do Una. No entanto, historicamente e culturalmente, o Barro Branco recebe a atenção do município de Belo Jardim.

Buscando incluir as cercas de 100 famílias quilombolas a Belo Jardim, a Secretaria de Cultura defendeu e estudou o processo durante seis meses para trazer esse reconhecimento municipal que irá proporcionar à comunidade todos os serviços essenciais necessários, além de valorizar a cultura local, que é a mola propulsora da identidade desse povo através dos seus saberes e fazeres. A assinatura do projeto de lei irá ligar a comunidade historicamente e afetivamente ao município.

Na ocasião, o prefeito de Belo Jardim afirmou que esse momento é muito significante. “Eu conheço a luta de vocês, sei das necessidades que vocês enfrentam e para completar, vocês ainda não são reconhecidos como sendo de Belo Jardim. Precisamos legalizar algo que estava errado para transformar em certo. Precisamos dar legalidade a esse sonho de vocês que também é nosso”, afirmou Gilvandro Estrela.

Já o diretor de Cultura, Roberto Vasconcelos, firmou o compromisso de prestar toda ajuda necessária à comunidade. “Vamos à luta junto com a comunidade para buscar recursos e investimentos e para fazer daquele lugar um celeiro; não só de histórias e nem das identidades culturais, mas principalmente no desenvolvimento dessa história e dessa identidade cultural. através da sua etnia e das suas raízes”, afirmou.

Na finalização do momento, a Secretaria de Cultura informou que está com uma parceria com o Instituto Negra Linda, desenvolvendo um projeto de empreendedorismo para as mulheres da comunidade quilombola e atenderá cerca de 30 mulheres.