Prefeitura de Belo Jardim anuncia resgate e valorização cultural na 52ª edição da Festa das Marocas

publicado: 30/06/2021 19h59,
última modificação: 30/06/2021 19h59

Em anúncio oficial realizado nesta quarta-feira (30), na Escola Castelinho, a prefeitura de Belo Jardim divulgou a programação da 52ª Festa das Marocas e pontuou sobre o resgate e valorização da cultura local. A festa tradicional, considerada patrimônio imaterial de PE, irá homenagear figuras e representações culturais do município, como Conceição Augusta, uma das fundadoras da Festa das Marocas; Boi de Biu, de Severino José da Silva, in memorian, representado pelo Boi da Gente e Otoni Rodrigues, in memoriam, por ter sido um dos precursores da festa com o famoso carro da Pitú.

O evento, realizado entre os dias 04 e 10 de julho, de maneira online e com apresentações volantes pela cidade, está sendo planejado pela Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Empreendedorismo, em parceria com o SESC Ler Belo Jardim. A instituição sediará a transmissão da live de abertura da 52ª edição da Festa das Marocas com o projeto “Pé de Sesc”, em homenagem às Marocas, ressaltando também a cultura popular. As atrações virtuais serão transmitidas pelos canais no YouTube: Prefeitura de Belo Jardim; Sesc Ler Belo Jardim e pelo Facebook: Se Liga Belo Jardim, BJ1, TV Diário do Bitury, IAI Belo Jardim, Blog Jardim do Agreste e Dia a Dia.

Já as ações presenciais, serão volantes. Entre elas, o “Pé de Serra no Caminho das Marocas”, onde um carro caracterizado e com música, vai percorrer as feiras livres do município, desde o Pátio de Eventos Nivaldo Jatobá, até as feiras de bairros da Cohab I, São Pedro e Santo Antônio. Outra atração é a “Visita Cultural das Marocas na Zona Rural”, com muita música percorrendo os distritos. Durante a semana, terão curiosidades e histórias das Marocas contadas por poetas e por Ivonaldo Gouveia, que é historiador, membro da Academia de Letras e Artes de Belo Jardim e, também, filmes para relembrar as edições anteriores.

“As Marocas são patrimônio de Belo Jardim e é com muita alegria que buscamos resgatar as raízes de Belo Jardim. Não podemos fazer uma festa presencial, mas a lembrança da nossa história estará presente. Tudo com muito carinho e o amor que essa terra e nosso povo merecem. Não podemos deixar de agradecer aos nossos parceiros por acreditarem no projeto”, disse o prefeito Gilvandro Estrela.

Os recursos destinados para realização da festa e pelos parceiros, serão investidos na cultura popular do município, acomodando na grade de programação artistas da terra, exceto a atração de abertura concedida pelo Sesc, escolhida pela própria instituição e uma atração no último dia de festa, valorizando os artistas da cidade e impulsionando a economia local.

Confira a programação:

04/07/2021 – A partir das 16h – Abertura oficial da 52ª edição da Festa das Marocas – Bandas Chapéu de Couro, Rose Mendes, Rubieno Catanha e Boi da Gente Sesc Ler Belo Jardim.

05/07/2021 – Filmes Histórias das Marocas /Curiosidades e Personalidades / Pé de serra no Caminho (Feira do Pátio) / Visita Cultural Água Fria; artistas da zona rural e personalidades da cidade. Ação virtual através de filmes e gravações no canal do youtube oficial do município.

06/07/2021 – Filmes Histórias das Marocas/Curiosidades e Personalidades/ Visita Cultural Serra dos Ventos artistas da zona rural e personalidades da cidade Ação virtual através de filmes e gravações no canal do youtube oficial do município.

07/07/2021 – Filmes Histórias das Marocas/Curiosidades e Personalidades/ Pé de serra no Caminho (Feira de Serra dos Ventos) / Visita Cultural Vila de Santa Luzia artistas da zona rural e personalidades da cidade Ação virtual através de filmes e gravações no canal do youtube.

08/07/2021 – Café da manhã Solidário – No Lar de Nícolas, Casa de Acolhimento e Centro Espírita dos Idosos/Pé de Serra no Caminho (Comércio Centro) / Visita Cultural Xucuru artistas da zona rural e personalidades da cidade/público atendido nas ações sociais Ação virtual através de filmes e gravações no canal do youtube oficial do município.

09/07/2021 – A partir das 20h – Pé de Serra no Caminho (Feira)/Atração musical local, através de Live Virtual (transmissão ao vivo) artistas da zona rural e personalidades da cidade – Cela de Aço e Galego da Tapera, Virgulados, Aléxia Morenato Sesc Ler Belo Jardim.

10/07/2021 – A partir das 20h – Pé de Serra no Caminho (feiras da Cohab I, São Pedro e Santo Antônio) / Atrações musicais local, através de Live Virtual (transmissão ao vivo) artistas da zona rural e personalidades da cidade – Banda Contemporânea de Pífanos, Henry Cássio e Tom Oliveira.

11/07/2021 – Histórias do Carro da Pitú e uma Ação Surpresa com transmissão virtual.