Prefeitura de Belo Jardim anuncia orientações para retomada das aulas municipais

publicado: 05/02/2021 19h55,
última modificação: 05/02/2021 19h55

A Prefeitura de Belo Jardim reforça o anúncio do início do ano letivo nas escolas municipais, que está previsto para a próxima segunda-feira, dia 08 de fevereiro. Neste primeiro momento, apenas pais e responsáveis devem comparecer às escolas, onde terão o acolhimento necessário às famílias, dialogando sobre as realidades de cada turma, grupo e escola. Nesses primeiros dias, serão realizados prognósticos para identificar a situação de cada aluno como acesso à tecnologia, materiais impressos, frequências, entre outros dados que a secretaria julgue necessário para assim desenvolver o currículo a ser trabalhado em 2021.

A secretária de educação, Marta Medeiros, está com os planos de retomada prontos para execução. Com a decisão do governo do estado de retomar as aulas presenciais, será preciso a readequação de espaços com o objetivo de garantir a segurança dos alunos e professores. Com isso, inicialmente, todos os estudantes terão aulas remotas, no entanto, devido à conectividade e acessibilidade, alguns serão atendidos através de atividades impressas.

A equipe da secretaria está montando um cronograma de prioridades para avaliar quais turmas retornarão nesse primeiro momento, embora a expectativa e desejo seja que todos os alunos do ensino infantil e fundamental tivessem o prazer de estar em sala de aula. A secretaria de saúde tem auxiliado neste momento com os direcionamentos de execuções de protocolo do Covid-19, para a segurança de todos, em especial dos professores e gestores que já estão em suas unidades cumprindo sua missão.

A plataforma onde será executada as aulas e todo o monitoramento será a GSUITE, que tem sido um grande aliado para a educação, sendo um facilitador nas demandas dos educadores. “Teremos também a transmissão de aulas gravadas, abrindo temáticas que darão ponto de partida aos conteúdos, além de auxiliarem nas correções de atividades. Concomitante a isso, os educadores ministraram suas aulas junto aos seus alunos, de acordo com as especificidades de cada turma, por isso o diagnóstico é essencial.” disse a secretária pedagógica, Verônica Fragoso.

Já a Secretária Marta relatou que, mesmo em meio aos obstáculos, se mantém positiva. “Esperamos atender as expectativas da comunidade educativa, enfrentando os desafios e, juntos, vamos cuidar da escola, estudantes e famílias, criando espaços de escuta para compreender as necessidades para mudar as práxis, usando medidas que funcionem de acordo com cada realidade.”, disse a secretária Marta.