Prefeitura de Belo Jardim alerta sobre a influência do Censo 2022

publicado: 26/12/2022 13h06,
última modificação: 26/12/2022 13h06

Esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas

A Prefeitura de Belo Jardim, em apoio ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está realizando uma força-tarefa com as secretarias municipais a fim de mobilizar a população sobre o questionário do censo demográfico de 2022. O censo tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas.

Pela central de atendimento pode ser verificado se a residência foi recenseada, caso não tenha sido ainda, uma equipe local é direcionada para que possam ser realizados os procedimentos necessários à aplicação do questionário. Para responder o censo o cidadão pode solicitar a central de atendimento pelo número 137, a ligação é gratuita e pode ser feita todos os dias, de 8h até 21h30.

O censo além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. As referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

A lista com os municípios que já estão funcionando pode ser consultadas pelo link: https://censo2022.ibge.gov.br/pecas-de-divulgacao/disque-censo.html

Sobre o Censo Demográfico 2022 do IBGE – É a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 89 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Ao todo, 183 mil recenseadores estão trabalhando na campanha.