Foi lançado nesta quarta-feira(6), o edital de Prêmio Quilombo do Barro Branco de Pontos de Cultura, que reconhece e valoriza iniciativas culturais que fortalecem a cultura local. A ação é da Prefeitura de Belo Jardim, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e integra a Política Nacional de Cultura Viva, com recursos do Governo Federal, repassados pelo Ministério da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Podem participar do edital entidades com CNPJ e coletivos informais que desenvolvem ações culturais em Belo Jardim, mesmo sem certificação como Pontos de Cultura, desde que sigam os princípios da Política Nacional de Cultura Viva. As inscrições acontecem de 6 a 20 de agosto, pelo link disponível na aba da PNAB no site da Prefeitura de Belo Jardim ou presencialmente na Secretaria de Cultura, no Complexo da Estação Ferroviária. A orientação é que a inscrição só seja feita após a leitura completa do edital, disponível no site: belojardim.pe.gov.br.
“Através do Prêmio Quilombo do Barro Branco, estamos reconhecendo a potência cultural que pulsa nos bairros, comunidades e coletivos de Belo Jardim. Essa é uma política que valoriza quem faz cultura na prática e promove o acesso democrático aos recursos públicos, fortalecendo nossa identidade e história”, afirmou o secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Filipe Vieira.
O Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura é um instrumento fundamental da Política Nacional de Cultura Viva, integrando grupos, coletivos e pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos que desenvolvem ações culturais. Com este edital, a Prefeitura de Belo Jardim reforça seu compromisso com a valorização da cultura local e o reconhecimento de quem mantém viva a tradição e a diversidade cultural no município.







