Prefeito Gilvandro Estrela vem transformando a saúde de Belo Jardim em quase quatro anos de gestão

publicado: 15/10/2024 12h59,
última modificação: 15/10/2024 12h59

Milhões de reais foram investidos em equipamentos pelo Fundo Municipal de Saúde e emendas parlamentares

Nos últimos quatro anos, Belo Jardim vivenciou uma verdadeira revolução na área da saúde, fruto do trabalho incansável do prefeito Gilvandro Estrela. Ao assumir o cargo, Estrela encontrou uma área extremamente carente de investimentos e modernização. Desde então, seu governo tem promovido uma série de transformações significativas que não apenas atenderam a demandas urgentes, mas também estabeleceram uma nova referência para a qualidade do atendimento médico no município.

Um dos pilares da gestão de Estrela foi o investimento em equipamentos para as unidades de saúde do município. Entre 2021 e 2024, o prefeito direcionou consideráveis recursos para equipar hospitais e postos de saúde, com um aporte total de R$ 5.422.892,16 provenientes do Fundo Municipal de Saúde. Em 2021, foram investidos R$ 714.345,83; em 2022, R$ 663.503,42; em 2023, R$ 966.650,65; e em 2024, já foram aplicados R$ 1.079.392,26.

Esses recursos permitiram a aquisição de equipamentos modernos para a saúde, como termômetros clínicos digitais, cadeiras para o CAPS II , monitores cardíacos,bombas de infusão, respiradores, oxímetros de pulso e balanças digitais com detectores fetais. Sua gestão também investiu na infraestrutura das unidades de saúde, com melhorias no Hospital Júlio Alves de Lira, incluindo condicionadores de ar, centrífuga para o laboratório e uma nova Sala de Parto Humanizado toda equipada. A Clínica de Reabilitação e a Clínica Materno Infantil Conceição Moura receberam novas mobílias e equipamentos, melhorando o conforto e a precisão no atendimento.

Reconhecendo a importância da mobilidade para o serviço de saúde, Estrela implementou uma significativa expansão na frota de veículos. Foram adquiridas cinco ambulâncias, um carro para o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), oito veículos para o TFD, duas motos para a Vigilância Epidemiológica e um carro para Atenção Básica. Essa expansão visa garantir que os serviços de saúde cheguem a todas as áreas do município, especialmente nas regiões mais afastadas.

Além dos investimentos municipais, a gestão de Gilvandro Estrela também contou com o apoio de emendas parlamentares do deputado federal Mendonça Filho, que contribuíram com R$ 1.452.794,20 para investimento em equipamentos de saúde. Esses recursos adicionais foram fundamentais para potencializar as ações do governo municipal e ampliar o alcance das melhorias.

Em um balanço sobre os avanços alcançados, o prefeito Gilvandro Estrela expressou sua satisfação: “Nosso objetivo sempre foi transformar a saúde de Belo Jardim e garantir que todos os belo-jardinenses tenham acesso a um atendimento de qualidade. Investimos fortemente em equipamentos, infraestrutura e mobilidade para oferecer um serviço que atenda às expectativas da nossa população e faremos muito mais!”, garantiu.