Prefeito de Belo Jardim reúne secretários municipais e representante do IBGE para discutir sobre o quantitativo de habitantes do município

publicado: 04/01/2023 12h39,
última modificação: 04/01/2023 12h55

O Prefeito Gilvandro Estrela após receber o informativo prévio do quantitativo de habitantes do município decidiu reunir-se com secretários e o representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para verificar se houve alguma dificuldade na hora do recenseamento. O censo tem por objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas.

Segundo o Instituto, Belo Jardim atingiu a marca de 79.143 munícipes até o momento. Para o prefeito é algo preocupante, pois é notório que o município possui muito mais, para ele a cidade chegar até 90 mil pessoas. “Estou preocupado pois nosso município possui muito mais. O IBGE nos informou que cerca de 9 mil casas estão tendo que ser revisitadas, pois por alguma situação não foi concluído o trabalho”, disse o gestor.

O Prefeito Gilvandro fez um apelo aos cidadãos belo-jardinenses. “Peço encarecidamente que façam o Censo Demográfico 2022, pois recursos públicos podem vir ao nosso município através dele, com o valor estimado de R$ 500 mil reais por mês que equivale a R$ 6 milhões por ano (através do Fundo de Participação dos Municípios – FPM), caso ultrapassemos a marca de 80 mil habitantes. Isso ajudará o nosso município a realizar vários investimentos em áreas fundamentais, como: Infraestrutura, saúde, educação, segurança, etc”, finalizou o Estrela.

Aos que ainda não receberam a visita da equipe do IBGE, pode agendar a visita pela central de atendimento, no qual será verificado se a residência foi recenseada e assim direcionar uma equipe ao local para que possam ser realizados os procedimentos necessários à aplicação do questionário. O prazo para responder o censo é 31 de janeiro, e pode ser solicitado pela central de atendimento pelo número 137, a ligação é gratuita e pode ser feita todos os dias, de 8h até 21h30.