Por recomendação do Ministério Público, Prefeitura de Belo Jardim inicia projeto de realocação de vendedores ambulantes

publicado: 15/06/2023 14h30,
última modificação: 15/06/2023 14h37

A Prefeitura de Belo Jardim, seguindo recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio do ofício nº 02231000104/2020-2012 da 2ª Promotoria de Justiça de Belo Jardim, está iniciando junto aos vendedores ambulantes do Centro da cidade um projeto de realocação desses profissionais para uma área específica para comercialização de seus produtos.

O projeto tem à frente a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Obras) e Secretaria de Defesa Cidadã (Sedec), que em reunião com os próprios vendedores em questão os apresentou o documento do MPPE. Também em alinhamento com esses profissionais, a pasta definiu que o novo espaço a ser demarcado para os mesmos será a via situada entre a Panificadora Belo Pão e o antigo Posto Belo Petro, no Centro, mais conhecida como a Rua do Bar do Caldinho.

No local, os vendedores ambulantes terão pontos de venda móveis padronizados. O novo espaço vai funcionar em horário comercial, período em que o trânsito e estacionamento de veículos ficará proibido na referida via. Isso vai permitir que os vendedores ambulantes possam expor seus produtos com mais conforto e segurança, sem a necessidade de disputar espaço entre calçadas e o trânsito de veículos nas ruas. Sendo assim uma forma de valorizar ainda mais o trabalho de pais e mães de família que têm a sua renda oriunda deste tipo de negócio.

É importante ressaltar que este projeto de realocação dos vendedores ambulantes não irá ocasionar em diminuição de vagas de estacionamento no centro de Belo Jardim durante o seu horário de funcionamento, uma vez que a nova Avenida São João, que está sendo construída às margens da antiga ferrovia, vai abrir novas vagas de estacionamento também na área do centro comercial da cidade.