Plataforma da UNICEF é utilizada pela Prefeitura de Belo Jardim para localizar alunos da rede municipal de ensino

publicado: 30/04/2021 17h36,
última modificação: 30/04/2021 17h43

Na manhã desta sexta-feira (30), alguns dos profissionais que integram a Secretaria de Educação estiveram fazendo visitas nas residências de alunos que não estão comparecendo às escolas para fazer a retirada de suas atividades e não estão sendo acompanhados pela equipe escolar. Através da plataforma “Busca Ativa Escolar”, desenvolvida pelo Fundo de Emergência Internacional das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com Undime, Congemas e Conasems, serve para auxiliar os municípios na localização dos estudantes que por algum motivo não estão frequentando as salas de aula.

Para os membros da secretaria de educação é de extrema importância o máximo de ferramentas que possam ajudar na identificação das crianças e dos adolescentes que estão fora da escola, cooperando com o retorno às salas de aula, e instruindo para o permanecimento e aprendizagem de cada um.

Seu Cícero é um funcionário antigo da Escola Municipal Manoel Teodoro na Zona Rural de Serra do Vento, e foi a pessoa que esteve junto com a gestora Aline Oliveira a auxiliando na busca desses alunos.

Em tempos de pandemia do coronavírus, foi desenvolvido o guia “Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências”, que tem como objetivo apoiar governos estaduais e municipais na garantia do direito à educação de cada criança e cada adolescente em situações de calamidade pública e emergências, como pandemias, desastres naturais, entre outras.