Parque do Bambu: Prefeitura de Belo Jardim assina termo de recebimento do parque, realiza vistoria no local e constata irregularidades

publicado: 29/12/2022 19h24,
última modificação: 29/12/2022 19h24

Nesta quinta-feira (29), a Prefeitura de Belo Jardim assinou o termo de recebimento do Parque Janelas para o Rio (antigo Parque do Bambu), que foi revitalizado pelo Governo do Estado através de um projeto desenvolvido pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Compesa e Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (Seinfra). O momento também serviu para realização de uma vistoria da prefeitura no local onde foram constatadas algumas irregularidades.

Os pontos negativos apontados na vistoria foram na parte de drenagem, irrigação, iluminação, na quadra e no piso intertravado. A secretária de Infraestrutura de Belo Jardim, Joedna Souza, comenta sobre o local. “Infelizmente observamos esses problemas. Um parque tão bonito como esse precisa de um sistema de irrigação e infelizmente não tem. Na parte do piso intertravado, observamos várias irregularidades. Na quadra, também não foi feito um solo bem feito, ocasiando empoçamento em períodos chuvosos”, afirmou.

Ela ainda falou sobre um problema de iluminação, onde foi identificado a exposição de alguns fios elétricos, podendo causar acidentes. “Todos esses problemas deveriam ter sido regularizados no ato da construção, mas não foram. Vamos enviar um relatório para o governo solicitando a recuperação completa do local”, finalizou.

O Parque Janelas para o Rio faz parte de um programa que tem o objetivo de elaborar e implantar Parques Ambientais para recuperar as áreas ribeirinhas degradadas e para incentivar o lazer e a educação ambiental à população residente próxima do local. Seis cidades da bacia hidrográfica do rio Ipojuca foram contempladas: Belo Jardim, Bezerros, Caruaru, Escada, Gravatá e São Caetano.

Após a reforma e recebimento, a prefeitura ficará responsável pelo cuidado e preservação do local. Para isso, a Secretaria de Defesa Cidadã (Sedec) e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente, ficarão abrigadas no parque. O titular da Sedec, Fábio Souza, disse que os servidores da pasta já estão empenhados nesta deslocação. “Já estamos de mudança para o local e os nossos agentes da parte operacional já estão ocupando o parque há alguns dias, justamente para proporcionar a segurança adequada aos usuários do parque”, declarou.

O parque ficará aberto ao público a partir de janeiro, com horário de funcionamento das 5h às 20h. “Peço à população belo-jardinense um pouco de paciência nesse processo de transição da Sedec para o local, queremos garantir a segurança de todos e também implantaremos 16 câmeras. Também peço que todos vocês cuidem do local, o parque está revitalizado e precisamos preservá-lo”, reiterou o prefeito Gilvandro Estrela.