Mutirão de limpeza, conscientização e preservação da nascente do Rio Bitury acontece no próximo sábado (19)

publicado: 16/03/2022 11h16,
última modificação: 16/03/2022 11h16

Iniciativa, que envolve quatro secretarias municipais, também se estenderá à Vila Taboquinha tem o objetivo de incentivar o turismo e a sustentabilidade ambiental

A Prefeitura de Belo Jardim vai iniciar, no próximo sábado (19), uma ação inédita tratando sobre a conscientização, preservação do meio ambiente e incentivo ao turismo através de um mutirão de limpeza na nascente do Rio Bitury. Os trabalhos serão feitos com a participação de cerca de 50 voluntários, todos servidores municipais.

A iniciativa é uma realização das secretarias de Cultura, Turismo, Esportes e Empreendedorismo (Secultee); Executiva de Meio Ambiente e Infraestrutura e Urbanismo, contando ainda com o apoio da pasta de Agricultura, que cedeu as máquinas para a realização da limpeza. Além da nascente do Bitury, o mutirão se estenderá à Vila Taboquinha conscientizando os moradores locais sobre a importância da manutenção da ação para a preservação e sustentabilidade ambiental.

“Em todo o percurso que nós fizermos, uma equipe paralela vai conversando com as pessoas da localidade, para que elas nos ajudem a fazer essa preservação, ouvindo as demandas e vendo quais são as necessidades para manutenção do serviço. A gestão Gilvandro Estrela entende que somente com a união e engajamento de todos, teremos uma melhoria neste sentido”, afirmou Karina Veríssimo, secretária municipal da Secultee.

O planejamento elaborado pelas pastas contempla a realização de uma ação desse tipo periodicamente em diferentes locais da cidade, de maneira que, após a conclusão de um equipamento turístico, a equipe irá se deslocar para outro ponto para o trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente.

O secretário-executivo de Meio Ambiente, Bruno Galvão, ressaltou os valores ambiental e turístico do Rio Bitury para a região e disse que é um dever da gestão estimular a preservação junto à população com ações como esta. Somente assim, declarou, será possível fortalecer a conscientização e estimular cada vez mais o turismo.

“Avançaremos com essa ação em todos os recantos de nossa cidade. É de suma importância ações desse porte que visam a proteção do meio ambiente e o governo Gilvandro Estrela demonstra a sensibilidade com essa pauta. Precisamos do apoio de toda sociedade para avançar cada vez mais”, pontuou.

De acordo com as pastas, o mutirão será feito durante toda a manhã. “Após a realização da atividade em conjunto, faremos uma avaliação da ação e planejamento para os próximos locais a receber o mutirão. É preciso planejarmos uma Belo Jardim melhor. As secretarias estão unidas em oferecer mais qualidade de vida para a atual e futuras gerações através da conscientização sobre preservação ambiental”, pontuou o secretário de Infraestrutura Wendell Carneiro.