Mostra de Artes da Juventude: mais de 100 jovens marcam presença na primeira edição do evento

publicado: 28/07/2022 13h14,
última modificação: 28/07/2022 13h14

Encontro teve apoio da Moura através do Instituto Conceição Moura e do Sesc Ler Belo Jardim, reunindo apresentações de teatro, música e literatura

De forma inovadora, a Secretaria de Juventude da Prefeitura de Belo Jardim, promoveu pela primeira vez no município, a Mostra de Artes da Juventude, reunindo apresentações artísticas de teatro, música e literatura. Mais de 100 jovens marcaram presença no evento que aconteceu no Cine Teatro Cultura e na antiga Fábrica Mariola, contando com o apoio do Sesc Ler de Belo Jardim e da Moura através do Instituto Conceição Moura que acredita no desenvolvimentos dos jovens de Belo Jardim e ceder esses espaços é mais uma das ações que ajuda nesse desenvolvimento cultural.

O prefeito Gilvandro Estrela esteve prestigiando o momento e expressou sua felicidade em ver a cultura no município sendo valorizada. “Para mim, é motivo de alegria e satisfação prestigiar um evento como esse. Agora, a cultura tem a valorização merecida e os nossos jovens tem a oportunidade de ocupar o tempo ocioso com o teatro e a música, enriquecendo suas experiências de vida”, comentou.

A gerente do Sesc Ler Belo Jardim, Adriana Perboire, também marcou presença e falou sobre a Mostra de Artes. “É satisfatório ver uma ação como essa desenvolvendo a cultura. O nosso trabalho tem que ser esse: trazer projetos de incentivo e de fomento. A nossa parceria com a Secretaria de Juventude iniciou no ano passado e tem dado muito certo. Enquanto Sesc, ver as apresentações dessas turmas nos deixa muito orgulhosos”, disse.

As apresentações iniciaram às 16h, com o show teatral “No rastro do encantado”, do Coletivo Poeira, que teve apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo de Belo Jardim, através da Lei Aldir Blanc. O enredo desta peça resgata a cultura brasileira e foca na vida do nordestino. Depois, às 19h, aconteceram apresentações teatrais com os alunos do Curso de Teatro, dos anos de 2022 e 2021, respectivamente.

Os alunos em formação na turma de 2022, fizeram a apresentação do “Ato sem palavras”, fazendo uma adaptação para os dias de hoje do teatro idealizado pelo dramaturgo Samuel Beckett. Já os alunos formados na turma de 2021, encenaram o “Comendo Teatro”. A noite foi finalizada com um recital dos professores e alunos do curso de violão e literatura. Esses três cursos (teatro, violão e literatura), são promovidos pela Secretaria de Juventude em convênio com o Sesc Ler Belo Jardim.

“Parabenizo a Secretaria de Juventude pela iniciativa. Acreditamos que uma cidade que tem teatro, é um lugar que tem muito mais possibilidade de ser feliz, porque nós temos espaço para nos expressar, para ser quem a gente é. Então é maravilhoso estar fazendo parte disso. Só temos motivos para agradecer”, afirmou Marília Azevedo, professora de teatro do Sesc Ler Belo Jardim e integrante do Coletivo Poeira.