Rodas de conversa, palestras e caminhada pelas ruas do município foram realizadas neste mês
Garantir segurança e direito à infância é um dos compromissos da Gestão Municipal. E no mês de conscientização sobre o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Belo Jardim desenvolveu uma programação para orientar os pequenos a identificar e denunciar qualquer tipo de violência sexual. As ações foram realizadas com menores acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Rede Municipal de Ensino e do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).
Em todos os Cras de Belo Jardim, nas áreas urbana e rural, foram elaboradas dinâmicas e materiais lúdicos para as crianças, trazendo o aprendizado sobre as partes do corpo que não podem ser tocadas por qualquer adulto. Palestras e rodas de conversa também aconteceram, nos Cras e nas escolas da rede municipal de ensino, com o intuito de explicar o que deve ser feito em casos de violência e a importância das crianças sempre conversarem com os pais ou com um responsável em que confiem.
No Nuca também aconteceram palestras e orientações sobre violência sexual, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, entre outros aspectos relacionados à vida sexual ativa dos adolescentes. Outras ações como teatro e musical foram trabalhados pra trazer o aprendizado sobre os temas.
No dia 17 desse mês, uma grande mobilização aconteceu, durante a caminhada “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, onde alunos das redes municipal e estadual de ensino, além de crianças e adolescentes acompanhados pela Secretaria de Assistência Social, participaram do evento, que seguiu pelas principais ruas da cidade até o Parque Conceição Moura. A Secretaria de Defesa Cidadã, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Conselho Tutelar e o Ministério Público também participaram desse momento.
“Nós abraçamos essa campanha com muita responsabilidade, buscando trazer para essas crianças e adolescentes o direito a uma infância segura. Além de conscientizar a população belo-jardinense sobre a importância de combater e denunciar qualquer caso de abuso e exploração infantil. Para denunciar, basta ligar para o Disque 100. Em Belo Jardim há também os canais de denúncia do Creas através do (81) 2153-0681 e do Conselho Tutelar (81) 2153-0689”, enfatizou o secretário de Assistência Social, Hildo Macêdo.