IV Encontro Estadual Intersetorial do Cadastro Único e Bolsa Família foi realizado em Belo Jardim

publicado: 06/11/2023 09h25,
última modificação: 06/11/2023 09h25

Os temas centrais foram as condicionalidades e ampliações de serviços para os beneficiários

O IV Encontro Estadual Intersetorial do Cadastro Único e Bolsa Família foi realizado, na última sexta-feira (27), no hotel Lacazzona, em Belo Jardim. Cerca de 600 pessoas de 171 municípios de Pernambuco estiveram presentes, além de figuras importantes como o secretário executivo de Assistência Social de Pernambuco, Carlos Braga e equipe, representantes da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania, Superintendência da Gestão da Informação, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas, Secretarias de Saúde e Educação do Estado e da Caixa Econômica Federal.

O tema debatido durante o encontro foi a Gestão de Condicionalidades. Tratando sobre a ampliação e acompanhamento do acesso aos serviços públicos que constituem direitos sociais nas áreas da saúde, educação e assistência social. Outros pontos abordados foram os indicativos de vulnerabilidade e de risco social e a dimensão intersetorial do Programa Bolsa Família.

Dados apresentados durante a reunião apontaram que cerca de 21 milhões de famílias beneficiárias vivem em situação de pobreza e desproteção social, por isso o trabalho do Estado e municípios é de suma importância para a qualidade de vida dessas pessoas. “O Bolsa Família voltou e, com ele, o levantamento de questões que antes não estavam sendo consideradas. Então, nós vamos continuar aprimorando a gestão, revendo os nossos instrumentais e fortalecendo o acompanhamento da saúde, da educação e da assistência social para garantir que as famílias que recebem o Bolsa Família continuem no programa, continuem recebendo o benefício e cumpram as condicionalidades, para que não sejam prejudicadas e possam acessar direitos da saúde, educação e assistência social”, disse o secretário de Assistência Social de Belo Jardim, Hildo Macêdo.