Inscrições abertas para o Encceja em Belo Jardim

publicado: 13/01/2021 12h34,
última modificação: 22/01/2021 09h57

Iniciou na manhã da última segunda-feira (11), as inscrições para o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Um exame para avaliação dos Estudantes do EJA que por algum motivo não concluíram os estudos, porém pretendem obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

A comunidade educativa que está matriculada no EJA e desejar adquirir o certificado de conclusão em um curto espaço de tempo deverá participar do Encceja, onde as provas são de acordo com o ano que o estudante deve concluir. Assim facilitando o desenvolvimento do mesmo na hora do exame, pois tudo que será aplicado é de conhecimento do aluno.

O exame não é obrigatório, e sim opcional. O estudante que não se interessar em fazer o exame pode seguir normalmente com o EJA, e obter seu certificado de conclusão do ensino básico. Porém, deve-se entender que é um meio de qualificação para o mercado de trabalho. O Encceja pode ser a oportunidade para uma nova perspectiva de carreira. Quanto mais informações e instruções mais chances obtém de fazer um futuro melhor.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site do Encceja, o www.enccejanacional.inep.gov.br/. Em caso de dúvidas o estudante pode-se encaminhar até o Polo de apoio, a Biblioteca Pública Professora Isabel Ferreira que já está em funcionamento, de 8h às 20h.

O candidato precisa ter documentos como o CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, e-mail e contato telefônico, a idade mínima deve ser de 15 anos completos para as provas do Ensino Fundamental, e 18 anos completos para o ensino médio. Caso o candidato necessite de atendimento específico deverá solicitar no ato de inscrição.