Governo de Belo Jardim vai promover palestras para conscientizar jovens sobre os impactos de engravidar na adolescência

publicado: 02/02/2024 09h21,
última modificação: 07/02/2024 09h41

Nas próximas duas semanas, a Prefeitura de Belo Jardim irá realizar a Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência. Essa é uma das ações requisitadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para a conquista do Selo Unicef. O tema será abordado pela gestão municipal, por meio da Secretaria de Juventude, nas principais escolas de Ensino Médio do município com profissionais especializados da área.

Essa ação é para conscientizar jovens de 14 a 17 anos sobre os riscos e impactos da gravidez precoce e busca diminuir os índices na cidade que, entre fevereiro de 2023 e janeiro de 2024, teve mais de 1200 pré-natais de jovens de 10 a 19 anos. Engravidar na adolescência traz vários impactos físicos, psicológicos e sociais para as meninas e para os bebês. O calendário das palestras nas escolas será divulgado em breve.

“Esse é um dos temas mais pertinentes de intervenção no ambiente escolar, por isso, reiteramos a necessidade de chegar mais próximo do jovem para discutir e conscientizar acerca das consequências de uma gravidez não planejada e precoce aos adolescentes. Junto com uma profissional técnica de saúde, iremos, no mês de fevereiro, reforçar essa temática, através de palestras nas escolas da Rede Estadual de Ensino”, explicou a secretária de Juventude, Leticia Severo.