Gestão Gilvandro Estrela busca alternativas para reduzir gastos públicos com energia e redirecionar recursos no desenvolvimento de Belo Jardim

publicado: 06/03/2024 12h30,
última modificação: 07/03/2024 12h33

Uma das medidas foi a criação do Ilumina Belo Jardim, com mais de 8.000 lâmpadas de LED instaladas na cidade

Seguindo o caminho da seriedade e comprometimento para construir uma nova história para Belo Jardim, a Gestão Municipal tem pensado estratégias para levar mais desenvolvimento para toda população. Uma delas é a economia com despesas de energia, que já está sendo alcançada a partir do Programa Ilumina Belo Jardim, com a instalação de mais de 8.000 lâmpadas de LED.

Os gastos com iluminação pública antes do Programa giravam em torno de R$ 330 mil por mês. E, atualmente, após redução de mais de 30%, está em R$ 220 mil. A previsão é de que a eficácia das lâmpadas de LED alcancem ainda mais reduções, caindo para R$ 160 mil mensais nos custos com a iluminação pública de Belo Jardim.

O próximo passo para alavancar ainda mais essa economia será a instalação de “usinas” de energia solar, a fim de reduzir mais ainda o gasto energético no município. As despesas municipais atuais com energia, considerando todos os prédios públicos, totalizam um consumo de mais de 72 mil kilowatts (kW). Um projeto está sendo encaminhado à Câmara de Vereadores para implantação de um parque com produção de 60 mil kilowatts (kW) por mês para reduzir gastos públicos com energia e redirecionar recursos no desenvolvimento de Belo Jardim.

“Nos últimos três anos nós temos nos empenhado para sanar as dívidas deixadas por gestões passadas e promover crescimento para Belo Jardim. Somente com a Neoenergia, nós gastamos R$ 123 mil por mês na quitação de débitos das gestões anteriores. A partir desse projeto, que está sendo encaminhado à Câmara de Vereadores para votação, serão mais R$ 9 milhões que estamos em iminência de conquistar para melhorar, de modo geral, toda a estrutura do nosso município, o que já estamos fazendo com maestria, apesar das dificuldades”, destacou o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.