Festival ‘Arte em Serra do Vento’ começou neste sábado (20), com destaque ao Casarão ‘Mestres da Serra’

publicado: 20/08/2022 20h48,
última modificação: 20/08/2022 20h48

Com uma programação recheada, o festival ‘Arte em Serra do Vento’, teve início neste sábado (20). O projeto de artes integradas idealizado pela Fundação Bitury tem este ano a Prefeitura de Belo Jardim como correalizadora e juntas, tem dado mais visibilidade ao artesanato, gastronomia, cultura e música da nossa terra.

A Banda Fanfarra Tony Edson, da Escola Municipal Manoel Teodoro de Arruda abriu o evento com seu instrumental incomparável. Enquanto isso, o movimento no Casarão “Mestres da Serra”, que reúne artistas moradores do distrito, segue animado atraindo a população local e turistas.

Por lá, os produtos são diversos como rapaduras, bijuterias, doces, macramé, objetos personalizados, reciclados, renascença, crochê, folhetos de cordel, cestas de coco catolé e entre outros.

Josileide Gomes, de 56 anos, é artesã desde os 16 anos de idade e produz cestas de coco catolé até então. Um serviço que requer muito talento, habilidade e concentração, pois a depender do tamanho da peça pode levar horas para ser produzida. A partir de R$15,00 é possível adquirir uma cesta.

“Estou muito feliz em participar deste evento na minha terra, ainda mais por ser dentro do Casarão, um lugar histórico e tão cultural aqui em Serra do Vento. Convido as pessoas a virem conhecer a nossa arte”, disse a artesã Josileide Gomes.

Laura Santos, de 25 anos, não conteve a empolgação. “Estou encantada com tanta diversidade de produtos aqui no Casarão. E todos de pessoas daqui. É muito importante esse evento, principalmente pela visibilidade que proporciona aos artistas”, destacou.