Fenearte 2023: Belo Jardim marca presença na maior feira de artesanato da América Latina

publicado: 06/07/2023 09h56,
última modificação: 06/07/2023 09h56

A 23ª edição da Feira Nacional de Negócios de Artesanato (Fenearte) iniciou nesta quarta-feira (5) e segue até o dia 16 de julho, no Centro de Convenções, em Olinda. Em mais um ano consecutivo, a Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo de Belo Jardim está prestando apoio e suporte aos artistas da cidade e zona rural que estão expondo seus produtos durante a maior feira de artesanato da América Latina, além de ter um estande próprio com produtos variados feitos por belo-jardinenses.

O tema deste ano é “Loiceiros de Pernambuco: Arte da Terra, Poesia das Mãos”, fazendo uma alusão significativa às louças, produtos oriundos dos povos originários, sendo a panela o principal objeto e também fazendo uma homenagem a ceramistas como o Mestre Vitalino (1909-1963), de Caruaru, e Maria Amélia (1924-2022), de Tracunhaém, nomes importantes e reconhecidos que tiveram influência dos pais para ingressar no artesanato.

Logo na entrada da Fenearte, tem o estande da Alameda dos Mestres, composta por 64 mestres e mestras da arte popular, transbordando criatividade, beleza e sabedoria. Belo Jardim tem a honra de ter três mulheres na Alameda dos Mestres: as mestras Cida Lima, Luiza dos Tatus e Neguinha.

Já o estande de Belo Jardim, está na rua 16, no estande 408, com produtos de artesanato em barro, bebidas artesanais, crochê e muito mais. Através de um credenciamento realizado pela pasta no mês de maio com os produtores de artes e artesanato da cidade para participação de eventos como a Fenearte, a diretoria de Cultura se reuniu com os inscritos para organizar a presença no evento.

Há outros estandes onde podem ser encontrados produtos de belo-jardinenses. A Cachaçaria Tabocas está no estande de gastronomia do Sebrae, na rua 16 e a Cachaçaria Bitury está na rua 20, no estande 531. Também há o estande da Secretaria da Mulher do Estado, na rua 18, onde os projetos Mãos que Abraçam e Amigos da Arte estão com seus produtos expostos.

“Nós que compomos a diretoria de Cultura, não medimos esforços para fazer a arte de Belo Jardim ser conhecida e propagada e a participação na Fenearte, é uma oportunidade muito boa para que isso aconteça. Agradeço a todos que de forma direta ou indireta nos ajudaram para estar aqui. Nosso estande está lindo e tenho certeza que todos os artesãos que estão com seus produtos aqui terão bons resultados”, afirmou o diretor de Cultura, Flávio Passos.

De segunda a sexta-feira, a Fenearte funciona das 14h às 22h; enquanto no sábado e domingo o horário é estendido das 10h às 22h. De segunda a quinta-feira, os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). Já sexta, sábado e domingo; o valor é R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).