Estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental participam da avaliação diagnóstica do IQE

publicado: 18/11/2021 17h43,
última modificação: 18/11/2021 17h43

Na próxima quarta-feira (23), será iniciada a aplicação da avaliação diagnóstica do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A avaliação tem por objetivo identificar as dificuldades dos alunos em língua portuguesa e matemática, para organizar o planejamento pedagógico para o ano letivo 2022 na busca da superação das dificuldades identificadas.

O IQE é o principal parceiro da gestão, através dos programas Ciclo Alfa e QualiEscola I e II, que atuarão na formação docente para que a educação municipal trilhe o caminho para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador que mensura dois conceitos importantes: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

A avaliação será aplicada pelos docentes de todas as unidades escolares que atendem estudantes do 6º ao 9º ano, com conclusão no dia 26 de novembro. Cada estudante responderá três provas, sendo uma de leitura e interpretação (18 questões); uma de matemática (24 questões); e uma de produção textual.