Em um ano e seis meses, direção da AEB/FBJ regularizou pagamentos, conquistou certidões negativas e firmou parcerias importantes

publicado: 13/07/2022 11h17,
última modificação: 13/07/2022 11h17

Nunca se fez tanto quanto nesta administração da Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB)/Faculdade do Belo Jardim (FBJ). A presidência e a direção acadêmica colocaram as pendências com salários e encargos sociais em dia, conseguiram a aquisição das Certidões Negativas e firmaram parceria administrativa e pedagógica com a UFRPE-BJ.

Ainda neste período, realizaram seminários, minicursos, palestras, semanas acadêmicas, atividades educacionais em parcerias com empresas e ONGs da cidade, além de programações especiais para a Dia Mundial da Água e do Meio Ambiente.

“Nosso intuito é fazer com que os alunos tenham diferentes formas de experiência e aprendizado, praticando tudo aquilo ensinado em sala de aula e tendo troca de experiência com profissionais já consolidados no mercado. Conseguimos conquistas importantes estamos reerguendo a nossa instituição”, destacou a presidente da AEB, Mercês Costa.

Com o início da volta às aulas presenciais no dia 9 de fevereiro de 2022, as atividades tiveram um papel fundamental no aprendizado e no estímulo dos estudantes, elevando a autoestima e o interesse pelo conteúdo.

“É fundamental que o aluno tenha novas experiências e possa praticar aquilo que ele vem estudando em sala de aula. Além disso, as ações visam estabelecer relação entre a instituição de ensino e a sociedade”, detalhou Lindhiane Farias, diretora acadêmica da AEB/FBJ.

Entre as principais atividades desenvolvidas, destaque para a Semana Mundial da Água, que contou com palestras, debates, entrevistas, serviços à comunidade e a plantação de mudas nativas na mata ciliar da região da Barragem do Bitury. A 2° Semana Integrada do Meio Ambiente. Na agenda de ações, tivemos o plantio de mudas na região do Bitury, palestras e mesa-redonda com especialistas.

As semanas acadêmicas, por intermédio dos cursos de Matemática, Enfermagem, Pedagogia e demais Licenciaturas, foram promovidas entre os dias 04 e 28 de maio visando discutir temas, ofertar palestras, atividades e ações relacionadas à temática dos cursos. A inauguração da primeira ‘brinquedoteca’ da história da instituição, pensada e confeccionada pelos estudantes do curso de Pedagogia, sob orientação da professora Karla Aprígio, pesquisadora da área da infância.

Além disso, a AEB/FBJ viabilizou parcerias importantes com a Secretaria de Educação de Belo Jardim, ofertando bolsas de estudo para professores, gestores e coordenadores, com o IFPE-BJ, beneficiando os estudantes do curso de educação física com a prática de estágio. Ofertou, por meio do Programa Município Amigo da Educação, em conjunto com as prefeituras de Belo Jardim e Tacaimbó, 295 bolsas de 50% de desconto.

Todas as conquistas são um fruto da autonomia e apoio por parte do prefeito Gilvandro Estrela. Desde o início do governo, o gestor colocou a faculdade como uma das prioridades do seu governo.