Em Brasília, Gilvandro Estrela formaliza pedido de recursos para construção de uma nova escola

publicado: 17/06/2021 10h48,
última modificação: 17/06/2021 10h56

Nessa quarta-feira (16), o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela e o ex-ministro da educação, Mendonça Filho, foram recebidos, em Brasília, pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte. Entre os pleitos, Gilvandro solicitou recurso no valor de R$ 4 milhões para a construção de uma nova escola em Belo Jardim com 12 salas de aula e com quadra escolar coberta, através do projeto Espaço Educativo Urbano ‘Arquitetando uma escola para o Futuro’.

O edifício teria capacidade de atendimento de até 780 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), e 390 alunos em período integral. Dentro dos parâmetros técnicos e arquitetônicos do FNDE, a nova escola seria de suma importância para a cidade, garantindo conforto, segurança e interatividade para os alunos. O chefe do Executivo municipal ficou otimista com a possibilidade de ter as demandas de Belo Jardim atendidas pelo Governo Federal.

Na oportunidade, também foi solicitado o destrave de algumas questões da política educacional, como a retomada e conclusão das obras da creche do Bom Conselho, que vai atender cerca de 370 crianças e a Escola no bairro Maria Cristina que teve a construção autorizada, incluindo recursos assegurados por Mendonça Filho, enquanto ministro da Educação. A tentativa da gestão é salvar esse convênio para fazer a reprogramação dessa obra e ajustar o projeto.

“A educação é nossa prioridade. Tanto na melhoria da rede física, da estrutura das escolas, como na pedagógica, com foco na qualidade do ensino”, afirmou Mendonça, destacando que continua empenhado em viabilizar mais recursos para a área.

“Fizemos esse pleito, hoje, cientes do compromisso que o FNDE tem com a educação das crianças brasileiras. Espero que nossas solicitações sejam atendidas e nossos estudantes assistidos. Temos obras paradas que poderiam estar beneficiando as famílias belo-jardinenses. Mendonça assegurou o recurso, mas as obras não foram concluídas. Nosso empenho será sempre buscar melhorias para a educação”, comentou o prefeito, que também sugeriu a construção de creches na Cohab III e no Loteamento Paulo Guerra.

Além dessas, Gilvandro também requereu a ampliação da Escola Debora Barbosa, no bairro Floresta, e a ampliação e construção de uma quadra escolar com vestiário na Escola Castelinho e na Escola Sebastião Cabral, assim como nos distritos de Xucuru e Serra do Vento que também seriam beneficiados com as quadras escolares.