Belo Jardim promoverá uma programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra, neste domingo (30), às 16h, no Calçadão da Cultura Ivanildo Ridomarques. Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, o evento reunirá manifestações culturais, debates e atividades que destacam a identidade, a ancestralidade e a luta do povo negro. A concentração para o cortejo será a partir das 15h, na Praça da Cultura Desembargador João Paes, no Centro.
Entre os destaques estão o cortejo de Maracatu Boi da Gente e Vaca Profana, grupo de dança Quilombo do Barro Branco, roda de conversa “Origens da Ancestralidade”, com o babalorixá Flávio Quiaba, roda de conversa “O Canto Ancestral”, com o babalorixá Júnior de Oyá, Capoeira Cordão de Ouro, Interior Coletivo, além de apresentações musicais com Alexsia Morenato e Maéve.
Além das apresentações culturais, o público também poderá prestigiar a feirinha de artesanato e culinária, fortalecendo artistas e empreendedores locais. O secretário de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, Filipe Vieira, destacou: “É mais do que uma programação cultural, é um espaço de memória, diálogo e respeito. Refletir sobre a Consciência Negra é reafirmar nosso compromisso com a igualdade, com a diversidade e com a valorização das nossas raízes”.
A atividade ainda marcará o encerramento da exposição “Origens”, aberta à visitação no Vagão do Trem, que apresenta elementos históricos e culturais da comunidade negra na formação social do município e do país. O evento convida a população a valorizar a diversidade cultural e reforçar o compromisso com uma sociedade mais justa, plural e igualitária.


