“Eficiência da Energia” é o tema da campanha do uso racional da energia elétrica.

publicado: 14/07/2021 12h22,
última modificação: 14/07/2021 12h22

A Prefeitura de Belo Jardim através da Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologias lançou a campanha “Eficiência da Energia”, que tem por objetivo orientar os profissionais da educação e da rede de ensino sobre o consumo consciente de energia elétrica. Desenvolvida pela Gestão de Projetos, com menos de 15 dias da sua execução, foi perceptível a mudança nas atitudes dos servidores com o slogan: Não se desligue desta ideia. Vamos Economizar. A ação será expandida para todo o prédio da prefeitura municipal, onde em todos os setores e espaços públicos estarão sinalizados com cartazes sobre o uso.

A gestora de projetos, Jaqueline Genuíno, ao observar o dia a dia dos profissionais analisou situações que poderiam ser evitadas, além de auxiliar a administração na redução de custos do órgão. “Separados pouco podemos fazer; mas cada um buscando fazer sua parte e um apoiando o outro, os hábitos podem ser modificados. E assim ajudamos nosso país a evitar uma crise hídrica”, disse a gestora.

A equipe tem optado por utilizar a luz natural nas salas em que há uma janela que possa suprir a iluminação necessária. O ar condicionado também só tem sido utilizado em último caso. Dessa forma, se a luz dos corredores estiverem acesas e não tiver um grande fluxo de pessoas, as luzes ficam apagadas.

“A pedido da gestão vamos expandir a campanha para todas as pastas e nas unidades escolares. Temos que buscar reduzir o consumo, entretanto de forma consciente”, finalizou. Na sede da prefeitura os funcionários foram instruídos desde o início da gestão a evitar o desperdício de energia, de água e também de material, principalmente de impressões.