Educação municipal de Belo Jardim avança e conquista resultados positivos na avaliação do Saepe

publicado: 04/04/2023 15h32,
última modificação: 04/04/2023 15h37

Solenidade de divulgação dos dados ocorreu em Gravatá e reuniu mais de 500 pessoas que integram as Secretarias de Educação Municipais, Gerências Regionais de Educação, técnicos e gerentes

Foi divulgada pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco os resultados gerais do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) 2022 e Belo Jardim avançou positivamente nos índices da avaliação. O Saepe é realizado todos os anos, desde 2008, e tem como objetivo produzir diagnósticos mais precisos sobre a qualidade da educação que é ofertada às crianças e adolescentes do estado, além de subsidiar o planejamento e a implementação de políticas públicas educacionais. Participaram os alunos dos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental, das 24 escolas municipais de Belo Jardim.

A avaliação aconteceu no mês de novembro, e foi feita através de provas impressas, que possuem o conteúdo padrão e tem por intenção avaliar o desempenho dos alunos nos componentes curriculares de língua portuguesa (leitura) e matemática. A avaliação é composta por um questionário sociocultural que busca levantar informações acerca de fatores extra e intraescolares, que podem influenciar no aprendizado dos estudantes e no ambiente escolar.

Segundo a secretária de Educação, Esportes e Educação de Belo Jardim, Carmen Peixoto, o município melhorou o índice de desempenho no Saepe nos níveis básicos e desejáveis que são os mais bem avaliados pelo sistema de avaliação. “O básico significa dizer que o aluno está sabendo o que precisa naquela série, já o desejável é ele está sabendo o que precisa e um pouco mais. Lembrando que, esses dois anos são pós pandemia, ou seja, algo positivo para nós, pois com esses resultados podemos alinhar e identificar para auxiliar nas dificuldades que os alunos possam ter”.

“A secretaria agradece o empenho de todos que compõem as unidades escolares,os professores, coordenadores e gestores, pois por meio disso os alunos estão evoluindo, e isso é graças ao cuidado e dedicação desses profissionais”, finalizou a secretária.

Nas imagens com os gráficos, é possível identificar o crescimento do município.