Educação de Belo Jardim fecha 2025 com mais de 10 mil alunos atendidos, 48 escolas estruturadas, avanços em políticas públicas e valorização dos professores

publicado: 07/01/2026 09h42,
última modificação: 07/01/2026 09h42

Com mais de 10 mil alunos atendidos pela rede municipal, Belo Jardim apresentou o balanço anual de 2025 da Secretaria de Educação, Esportes e Tecnologia, evidenciando o compromisso da Prefeitura com uma educação de qualidade para os munícipes. A pasta destacou os investimentos no transporte escolar, com a recuperação de 12 ônibus e a ampliação da frota para 41 veículos, além da incorporação de nove novos ônibus por meio do programa Juntos pela Educação, do Governo de Pernambuco.

Na área pedagógica, o município implantou políticas educacionais como o Alfabetiza Belo Jardim, Acerta Brasil, Integra Comunidade e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Inclusivo e Infantil. Belo Jardim também foi finalista no projeto Ler Bem e Contar Bem e teve destaque em âmbito nacional, no Ministério da Educação, ao integrar o mapa de experiências exitosas da Educação Integral do país, com a EMEI Luiza Leopoldina reconhecida como uma das melhores escolas integrais do Brasil.

Além disso, o município registrou participação histórica nas avaliações SAEB e SAEPE e, pelo segundo ano consecutivo, garantiu aos alunos da rede municipal o acesso gratuito ao espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões em infraestrutura educacional, aplicados em materiais, ferramentas, pintura das escolas, requalificações, aquisição de EPIs e capacitação de servidores.

A secretaria também acompanhou e fiscalizou obras importantes, como as quadras das escolas Tenente João Cordeiro e Manoel Domingos, a entrega do CAEE, a ampliação da Escola Antenor Vieira de Mello, além da Escola Tereza Mendonça, da Creche FNDE e da escola padrão FNDE de 13 salas, no bairro Euno Andrade. As 48 escolas da rede municipal receberam novos mobiliários e equipamentos, melhorando as condições de trabalho e o conforto dos alunos.

O programa Belo Jardim em Movimento foi ampliado de nove para 14 polos, atendendo todos os distritos, apoiando competições esportivas e promovendo o 1º Campeonato de Beach Tênis, com a participação de competidores de outras cidades. A Prefeitura também avançou na valorização dos professores, com o pagamento do piso salarial e investimento na aquisição de projetores para professores alfabetizadores. As equipes passaram por capacitações em primeiros socorros e ações emergenciais. Em 2025, o município também realizou concurso público para a Secretaria de Educação, com vagas em diversas áreas.