Diretor da Prefeitura de Belo Jardim é finalista em teste de segurança das urnas eletrônicas

publicado: 15/09/2017 10h47,
última modificação: 15/09/2017 10h47

O diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Belo Jardim, Jackson Bezerra da Silva, é um dos finalistas do Teste Público de Segurança 2017 (TPS) do Sistema eletrônico de Votação, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Das 28 inscrições previamente selecionadas para o evento, 17 são de investigadores individuais, como é o caso de Jackson, e três de grupo de investigadores. As inscrições aprovadas em definitivo para o TPS serão divulgadas somente no dia 23 de outubro. A quarta edição do Teste Público de Segurança ocorrerá de 28 a 30 de novembro na sede do TSE, em Brasília.

O resultado dessa etapa, de acordo com o edital, será divulgado no dia 21 de setembro, no site do evento. Em seguida, no dia 3 de outubro, haverá uma palestra sobre o funcionamento do sistema eletrônico de votação. Esta é a primeira vez que o diretor, que é especialista em Segurança Cibernética, irá participar do teste.

No TPS 2017, os investigadores inscritos, especialistas em tecnologia da informação, farão tentativas para “vencer” as barreiras de segurança do sistema eletrônico de votação, executando planos de ataque aos componentes externos e internos da urna eletrônica.

Desde 2016, o Teste Público de Segurança é parte obrigatória do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.

Ataques – Para serem aprovadas as tentativas de “ataques” ao sistema eletrônico de voto, os investigadores têm de passar por processos de avaliação até serem selecionados pela Comissão Avaliadora do TPS.  Os investigadores precisam apresentar um Plano de Teste, com o detalhamento do “ataque” que pretendem simular, devidamente amparado em normas, artigos, publicações e outros trabalhos técnicos e científicos. O TPS 2017 ocorrerá em um espaço preparado exclusivamente para ele, com entrada controlada e ambiente monitorado por câmeras. .