Cultura: Eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Jardim será realizada nesta terça-feira (20)

publicado: 19/12/2022 16h19,
última modificação: 19/12/2022 16h19

Nesta terça-feira (20), será realizada a eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural de Belo Jardim, seguindo a Lei Municipal 3.382/2021, institucionalizando a relação entre Administração Pública e os setores da sociedade civil ligados à cultura. A votação acontecerá na Escola Professor Donino, às 19h30 e será aberta para votação popular.

Uma das atuações importantes que o Conselho Municipal de Política Cultural fará é propor, analisar, sugerir, colaborar, fiscalizar e acompanhar as ações culturais, planejadas e desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo e do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

Na votação, serão decididos os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário e designação dos demais membros. O conselho será formado por 14 membros titulares, sendo sete representantes do poder público e os outros sete representantes da sociedade civil. O mandato dos membros do conselho terá duração de quatro anos, enquanto do presidente do conselho durará dois anos.

Os sete membros do poder público serão das secretarias de Cultura, Turismo e Empreendedorismo; Educação; Assistência Social; Gestão Pública e Juventude. Já os outros sete membros da sociedade civil serão dos setores de música; artes cênicas; literatura, livro, leitura e biblioteca; cultura popular-tradicional indígena, afro-brasileira, cigana e povos de outras etnias culturais; artes visuais e digitais; patrimônio cultural e audiovisual.

“Belo Jardim é uma cidade rica em cultura. Aqui, temos muitas pessoas capacitadas para trabalhar pelo desenvolvimento desse setor. Acreditamos que após essa eleição, o setor será alavancado e poderemos fazer muito mais pelos nossos artistas, fazedores da cultura e pela sociedade como um todo”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.