Unidade de ensino é a primeira concluída na gestão Gilvandro Estrela e atenderá cerca de mil alunos
A Prefeitura de Belo Jardim inaugurou, nesta terça-feira (28), a Escola Municipal Professora Maria Antonieta Gomes Barbosa, a primeira da atual gestão, no bairro José Barbosa Maciel (Viana e Moura da BR). O investimento foi de R$ 3,3 milhões e a unidade de ensino atenderá cerca de mil alunos da Educação Infantil até os anos finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Titular da pasta, a secretária de Educação e Tecnologia, Carmen Peixoto, destacou a importância do projeto para a comunidade. “Quando surgiu a oportunidade de construirmos nossa primeira escola sugeri esta comunidade porque muito me inquietava ver crianças e jovens atravessando a BR-232 diariamente em busca de conhecimento, por não terem na sua comunidade um espaço educacional. Este é um sonho que no dia de hoje se torna realidade”, declarou.
A ideia de construir a escola no bairro José Barbosa Maciel, segundo a Prefeitura, foi de proporcionar às famílias da localidade uma escola para as crianças e jovens, sem terem que se deslocar de um lado da rodovia BR-232 para o outro, colocando suas vidas em risco e, principalmente, das crianças.
A escola recebeu o nome “Professora Maria Antonieta Gomes Barbosa” em homenagem a uma importante educadora que atuou na formação de professores no Curso de Magistério durante muitos anos e também deu muitas oportunidades de trabalho a professores em início de carreira em Belo Jardim. Maria Antonieta Gomes Barbosa também foi fundadora da Escola São Domingos Sávio.
A nova unidade escolar inaugurada possui, além de 12 salas de aulas, sala para a realização de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, refeitório e uma quadra poliesportiva coberta, cujo nome é José Iranaldo Souza, um filho de Belo Jardim, falecido vítima da Covid-19.
A construção foi realizada através dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), por meio do percentual de 30% destinado à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE). Erguida em tempo recorde, quase quatro meses entre o início e a conclusão, a obra oferece uma estrutura digna para o povo belo-jardinense, com um método construtivo que melhora tanto as condições e trabalho dos profissionais da educação quanto a aprendizagem dos futuros alunos.
Durante a solenidade de inauguração, que foi aberta ao público, o prefeito Gilvandro Estrela afirmou que não medirá esforços para revolucionar a educação de Belo Jardim. “Fizemos a escola para mil alunos e, se for preciso, no futuro faremos outra para dois mil. O político que não pensa em educação, é um político retrógrado, que não tem visão, não pensa no futuro, não tem amor nem a ele, nem a sua família, nem ao povo. Eu abraço essas crianças, que elas se sintam em casa sob a proteção de Deus e da saudosa Maria Antonieta”, disse o gestor.