Casarão Mestres da Serra é reaberto e conta com exposição e venda de produtos dos artesãos de Serra do Vento

publicado: 05/01/2025 12h13,
última modificação: 07/01/2025 12h15

Um passo importante em prol da valorização do turismo e da cultura de Serra do Vento foi dado pela Prefeitura de Belo Jardim neste sábado (4). O Casarão Mestres da Serra foi reaberto e passará a funcionar de quinta a domingo, com exposição e venda de produtos artísticos dos artesãos do distrito.

O casarão, construído no século XVIII por escravos, tem mais de 200 anos e tornou-se um patrimônio histórico do distrito. Nele, diversas funções e atividades já foram executadas, como delegacia, prefeitura temporária e, inclusive, uma escola de artesanato apoiada por Conceição Moura (in memoriam) entre os anos de 2010 a 2014, com foco na produção de artesanato e preservação da tradição.

“A reabertura desse casarão histórico marca o início de uma série de ações que serão desenvolvidas pela Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo neste segundo mandato do prefeito Gilvandro Estrela. Essa ação fomenta a cultura, o turismo rural e a economia criativa do distrito”, afirmou Juliano Silva, secretário da pasta.

Nesta nova etapa do casarão, os visitantes poderão comprar produtos de crochê, cestos, artigos de couro, itens gastronômicos, lembranças, personalizados e muito mais. Inicialmente, 20 artesãos estão expondo seus produtos. Cíntia Teodoro, moradora do distrito, será uma das artesãs a expor seus trabalhos. Ela utiliza lettering em madeira pinus e conta que está entusiasmada por ver as portas se abrirem.

“O casarão é um grande ponto turístico e artístico da nossa comunidade. Já fiz aulas de pintura e crochê lá, então vê-lo de portas abertas mais uma vez é um sentimento maravilhoso. É ver o nosso povo sendo valorizado. Agradeço a todos os envolvidos por essa iniciativa”, declarou.

O casarão funcionará de quinta a domingo, das 8h às 14h, na Rua Amado Agra de Araújo, s/n.