Belo Jardim realiza ação pioneira em PE de combate ao consumo de álcool por adolescentes

publicado: 17/04/2023 08h55,
última modificação: 24/04/2023 08h56

Uma iniciativa vai começar na primeira semana de maio fazendo de Belo Jardim o município pioneiro no Estado de Pernambuco na realização de ações coordenadas e conjuntas para o combate ao consumo de álcool por adolescentes. É o ‘Na Real’. Trata-se de um projeto para falar abertamente sobre o não consumo de álcool por adolescentes. Afinal, a lei é clara. A bebida alcoólica só é legal para aqueles que tiverem mais de 18 anos.

Como a realidade evidencia que a simples proibição tem sido ineficiente, buscar outra abordagem é fundamental. Ou seja, tratar do tema diretamente com os adolescentes. Vão ser apresentadas 13 peças de teatro Na Real e mais de 20 oficinas com vídeo interativo. O roteiro no palco e nas telas é o mesmo, as histórias de três jovens do ensino médio e suas primeiras experiências com bebidas alcoólicas. E o espaço para o debate está aberto: e se você com você?

A peça, cenário, elenco, oficina, vídeo interativo e educadores chegam através da iniciativa Na Real, educação para boas escolhas. O projeto do Instituto Aliança (IA) está presente em 26 países, oferece conteúdo dirigido a os jovens, para que eles tenham informação para fazer suas escolhas conscientes. Antes da iniciativa começar a ser executada, 300 professores e técnicos das secretarias municipais envolvidas na ação participaram de capacitação sobre o assunto, neste mês de abril, em Belo Jardim.

O IA articulou a vinda do projeto para o município por meio de parceria com o Instituto Conceição Moura e a Prefeitura de Belo Jardim, que aderiram à iniciativa visando ampliar o debate, por meio da participação de quatro secretarias municipais: Educação, Juventude, Assistência Socia e Saúde. Todos os envolvidos resolveram concentrar em maio as reflexões sobre álcool e adolescência.

A secretaria de Educação faz toda a organização para os estudantes adolescentes possam assistir às peças e oficinas. A Educação também vai aproveitar a oportunidade e realizar uma pesquisa entre os adolescentes, sem identificação dos participantes, para obter dados atuais da situação do álcool na adolescência no município. A pesquisa contará com o apoio do Instituto Conceição Moura.

A Secretaria de Saúde de Belo Jardim, através dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, vai criar grupos de debate para tratar do tema adolescência e álcool. Os profissionais da Saúde da Família vão contar com conteúdo e capacitação do Instituto Aliança.

As secretarias de Juventude e de Ação Social vão expandir os debates sobre adolescência e álcool nas suas áreas de ação. O pessoal da Juventude planeja ações nas escolas de ensino médio da rede pública e também vai incluir escolas privadas no projeto. O pessoal da Ação Social vai levar o mesmo tema para as comunidades nas quais têm grupos de trabalho.

Sobre o projeto Na Real

A iniciativa Na Real, educação para boas escolhas, tem dados e experiência sobre o assunto. Estudos e pesquisas revelam uma realidade perigosa: 79% Adolescentes afirmam ter consumido bebida alcoólica antes dos 18 anos, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, 2019); 63% dos adolescentes cursando os anos finais do fundamental experimentaram bebida alcoólica, registra Pesquisa Nacional de Saúde Escolar – PenSE, 2019; e 47% dos adolescentes já sofreram algum episódio de embriaguez, apontou PenSE, 2019.

Desde 2019, o Instituto Aliança é parte da iniciativa que integra 26 países e mais de um milhão de adolescentes impactados. No Brasil, foram mais de 300 mil jovens como público da peça Na Real, que já se apresentou em estados como Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal. Essa será a primeira vez que o Na Real interage com quatro secretaria do município e uma ONG local para focar os debates durante um período determinado.

O Instituto Aliança é uma organização da sociedade civil de interesse público, com 20 anos de atuação no desenvolvimento de metodologias educacionais, na construção de soluções sustentáveis para o desenvolvimento humano, na formação e na preparação de jovens para o mundo do trabalho. Mais sobre o Instituto Aliança, no site: www.institutoalianca.org.br.