Belo Jardim conclui escuta cultural da Lei Paulo Gustavo com mais de 100 artistas e produtores culturais locais

publicado: 08/05/2023 23h03,
última modificação: 08/05/2023 23h04

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Empreendedorismo, concluiu a escuta cultural da Lei Paulo Gustavo no final de abril. Foram três dias de troca de ideias e sugestões dos artistas e fazedores de cultura do município, para as aplicações dos recursos e nas possibilidades que a lei permite. Os encontros aconteceram nos três maiores distritos rurais do município (Serra do Vento, Xucuru e Água Fria) e na cidade, e contou com a participação de mais de 100 artistas, produtores culturais e entusiastas da cultura.

A pasta realizou uma consulta pública com os participantes durante os três encontros, onde eles precisavam responder um questionário informando se faziam parte de um grupo coletivo ou se eram pessoa física ou jurídica; tempo de atuação na área artístico-cultural; de onde eram (cidade ou distrito); além de dados pessoais como nome, e-mail, número para contato e CPF/CNPJ.

A Lei Paulo Gustavo vai destinar mais de R$ 670 mil reais para Belo Jardim. O valor será subdivido para produções audiovisuais; salas de cinema; capacitação, formação e qualificação no audiovisual; apoio a cineclubes, festivais e mostras; e apoio às demais áreas da cultura que não o audiovisual.

“Eu acho muito positivo essa proposta da secretaria de unir os artistas e ouvi-los, saber o que eles precisam e qual a melhor forma da aplicação da lei no município. Minha expectativa é que todos consigam ser beneficiados para aplicar suas ideias e propostas no desenvolvimento artístico e cultural da nossa cidade”, afirmou Soraya Feitoza, artista do segmento de artes visuais que compareceu a uma das escutas realizadas.

O próximo passo a ser dado pelo município é a apresentação do plano de trabalho e ações para inclusão na plataforma TransfereGov. Essa ação será elaborada pelo Conselho Municipal de Política Cultural e encaminhada à gestão para sua inclusão na plataforma do governo. Depois, será feito o Projeto de Lei para Câmara Municipal solicitando a inclusão dos recursos de forma suplementar para o ano de 2023.

“Belo Jardim é uma cidade que respira cultura, música, artesãos, cinema… Essas escutas foram muito importantes e relevantes para nós. Temos muitos artistas e fazedores de cultura aqui que precisam de incentivo e de recursos. A gestão municipal junto com o Conselho Municipal de Política Cultural vai exercer um papel fundamental neste repasse e agora, já cientes do que a população almeja”, finalizou o diretor de Cultura, Flávio Passos.