Belo Jardim alcança 5º lugar em geração de empregos no Agreste Pernambucano

publicado: 01/03/2024 14h32,
última modificação: 01/03/2024 14h32

Veja algumas das ações da Prefeitura de Belo Jardim para o impulsionamento da economia local

Nos últimos três anos, Belo Jardim tem passado por uma transformação significativa em diversos setores do município, o que tem beneficiado a população. No âmbito econômico, houve um impulso na criação de novos negócios e oportunidades de emprego. Em 2023, destacou-se um considerável aumento na geração de empregos, com a criação de 441 novos postos de trabalho em comparação aos 325 do ano anterior, representando um aumento de quase 36%.

Os setores que mais se beneficiaram desse crescimento foram os serviços, com a criação de 244 postos, seguidos de perto pela indústria, com 239 postos gerados. Os dados são do levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) sobre quais cidades do Agreste Pernambucano mais geraram empregos em 2023. Belo Jardim ficou em 5º lugar.

A Prefeitura do Município tem feito sua parte para promover um ambiente propício aos negócios e ao crescimento econômico. Além de apoiar a chegada de novos negócios, algumas das ações que se destacam para impulsionar o empreendedorismo e a geração de empregos é a Sala do Cidadão Empreendedor.

Localizada no prédio da antiga Estação Ferroviária e aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30, o espaço oferece uma variedade de serviços gratuitos para empresários e empreendedores. Entre os serviços disponíveis estão a formalização do MEI, emissão de DAS, declaração anual CMEI, consultorias contábeis, capacitações e muito mais.

Em reconhecimento à excelência no atendimento prestado aos empreendedores, a Sala do Cidadão Empreendedor recebeu o Selo Ouro de Atendimento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco (Sebrae-PE) em 2023. Esse reconhecimento destaca o trabalho da gestão municipal em oferecer suporte e facilitar os processos para os empresários locais.

Além disso, a Secretaria de Juventude tem desempenhado um papel fundamental na formação profissional dos jovens de Belo Jardim. Ao longo da gestão, foram oferecidos diversos cursos profissionalizantes, proporcionando aos jovens habilidades para a independência financeira e a busca de novas oportunidades. Em 2023, a secretaria concluiu com sucesso o segundo curso profissionalizante e já está em andamento com o terceiro, focado na formação de barbeiros.

“É inegável que Belo Jardim agora vive uma nova história. Além de trabalharmos arduamente em todos os setores do município, na parte econômica, os empresários sentem segurança em investir na cidade, pois temos feito a nossa parte para promover um ambiente propício aos negócios e ao crescimento econômico”, afirmou o prefeito Gilvandro Estrela.