Através de consultoria especializada em gestão de resultados, a Prefeitura de Belo Jardim busca reduzir despesas, atingir metas e melhorar a qualidade do serviço público

publicado: 01/09/2021 10h06,
última modificação: 27/09/2021 11h19

Com respeito ao dinheiro do contribuinte e com foco no desenvolvimento de Belo Jardim, há oito meses, a prefeitura municipal inovou e implantou o planejamento estratégico e também a Gestão Matricial de despesas que possibilita estratégias para o equilíbrio nas contas públicas, por meio da metodologia de controle dos gastos.

Orientado pelo consultor da Gesteq, Marcos Araújo, o projeto do planejamento estratégico teve início com a elaboração de objetivos estratégicos e respectivas metas para nortear os trabalhos das 16 secretarias.
Estão sendo utilizadas metodologias ágeis (indicadas para trazer resultados rápidos e utilizadas em grandes instituições) como: OKR – Objectives and Key Results – Objetivos e resultados chaves e BCS – Balanced Score Card – Indicadores Balanceados de Desempenho.

Já o modelo de gestão matricial de despesas, acontece a partir da organização das contas e quitação das dívidas públicas, além de trabalhar com a conscientização e controle efetivo para contenção e redução de despesas. Os resultados fiscais positivos poderão ser utilizados em investimentos e benefícios para a população.

Os impactos dessas duas metodologias nas secretarias foram:
Alinhamento estratégico com a elaboração de projetos, elaboração de um conjunto de indicadores de performance para medir e aprimorar as pastas; Envolvimento e participação direta dos servidores no desenvolvimento dos projetos; Criação de um ritual para prestação de contas, chamado de RAR – Reunião Mensal para Apresentação dos Resultados; Levantamento e controle de todas as despesas por secretaria, montando projetos para redução de gastos e com o desafio de oferecer à população um serviço de qualidade superior.

Para o prefeito Gilvandro Estrela, que acompanha de perto a construção dos planejamentos estratégicos pelas secretarias, é de fundamental importância reduzir despesas e manter a qualidade do serviço. “Há oito meses que cada secretário, junto com sua equipe, constrói um novo modelo de gestão. Reduzir despesas, quitar dívidas, atingir metas e superar a qualidade do atendimento é um desafio que a prefeitura tem, a muito custo, conseguido atingir. Ainda falta muito a ser feito, mas vamos conseguir”, disse Estrela.

A maior parte dos objetivos estratégicos para 2021 estão sendo implementados, sendo que alguns deles já foram concluídos. De acordo com Marcos Araújo, “o engajamento das secretarias possibilitou ganhos expressivos, apesar do curto espaço de tempo de implantação. Com o trabalho e a conscientização sobre sempre oferecer o melhor do serviço público para a população, Belo Jardim caminha para, de fato, ser referência a partir da transformação da gestão pública”, disse Araújo.