Após três meses de cobranças ao Governo do Estado, Prefeitura garante retomada do programa “Leite para Todos” em Belo Jardim

publicado: 09/03/2022 20h05,
última modificação: 09/03/2022 20h05

Após quase três meses sem receber os suprimentos do programa “Leite para Todos” e cobrar do Governo de Pernambuco a solução do problema, a Prefeitura de Belo Jardim informou que a população beneficiária do insumo voltou a ser atendida com o produto, nesta quarta-feira (9).

“Embora tenhamos recebido cobranças da população durante esses três meses sem o benefício, este é um programa subsidiado pelo Governo do Estado com recursos federais. Cobramos a solução da questão por que é nossa obrigação fiscalizar para que a nossa população não seja prejudicada. Nossa parte foi e sempre feita bem estar do povo de Belo Jardim”, disse o prefeito, Gilvandro Estrela.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, nos três meses em que o atraso no recebimento do leite vigorou, a pasta entrou diversas vezes em contato com o Governo do Estado para esclarecer a situação. A resposta enviada foi sempre de que a administração estadual estava aguardando a renovação do convênio com o Ministério da Cidadania para retomar a distribuição do leite nos municípios pernambucanos.

O secretário de Assistência Social, Geraldo de Magela, explicou que cerca de 300 famílias de baixa renda de Belo Jardim recebem, semanalmente, sete litros de leite, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS). Ele comemorou a chegada do insumo e destacou que a retomada do atendimento será determinante no sustento de muitas pessoas. “Após várias tentativas com o Governo do Estado, agora fomos agraciados com a chegada desse leite que vai auxiliar no alívio da fome de tantas famílias de Belo Jardim”, comentou.

Em Belo Jardim, o programa Leite para Todos, acontece todas as quartas e sextas-feiras nos CRAS Santo Antônio e Cohab I, beneficiando cerca de 300 famílias cadastradas, com idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres, crianças em fase de amamentação (até 06 meses) e crianças de 2 a 7 anos de idade. O benefício busca reduzir as deficiências nutricionais da população carente da região, através da doação de leite fluido pasteurizado.

Além de Belo Jardim, o programa atende 153 municípios distribuindo 93.580 litros de leite por dia a 760 entidades. A distribuição é feita por 30 laticínios que adquirem o leite cru de 4.762 pequenos produtores (Pronafianos), que possuem uma produção de até 100 litros/dia, incentivando a produção em nível de pequenas propriedades.