Após a gestão regulamentar as horas aulas dos professores do município atividades voltarão a ser realizadas

publicado: 28/07/2022 09h16,
última modificação: 28/07/2022 13h15

A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Educação e Tecnologia (Setec) implementou no início do mês de junho os salários dos professores de 187.5h/a garantindo a carga horária para as aulas atividade, os docentes com carga horária de 150h/a ou 200h/a nos anos finais do Ensino Fundamental já contavam com essa carga horária, porém as aulas atividade não eram cumpridas, com essa regulamentação haverá impactos diretos na qualidade do trabalho pedagógico, pois cada escola poderá fazer o acompanhamento sistemático de suas turmas.

A gestão da Setec informou que pela primeira vez em anos os docentes cumprirão as “aulas atividade” que é a carga horária destinada a planejamento, organização pedagógica, construção de materiais, correção de trabalhos sob a coordenação dos pedagogos escolares. Isso foi esclarecido na reunião com gestores e coordenadores escolares municipais, que aconteceu no início da semana na Autarquia Artur Barbosa Maciel (AEB).

Com a divulgação dos resultados das avaliações externas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que servirão de subsídio para organização do trabalho pedagógico com vistas à melhoria da qualidade da educação de nosso município, o secretário-executivo de Ensino e Aprendizagem, Everaldo Santos, explicou que a gerência de ensino, responsável pelo acompanhamento pedagógico dos pedagogos e pedagogas que atuam diretamente com os docentes, poderão viabilizar um trabalho mais organizado em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE).

“Todo nosso trabalho junto às equipes gestoras através da Gerência de Gestão da Rede será direcionado ao apoio da dimensão pedagógica, pois nossos estudantes são o motivo de nosso trabalho”, disse o secretário-executivo.

A ação foi organizada pelas equipes da Gerência de Ensino que coordenou a reunião com pedagogos, planejada pelas coordenações das etapas e modalidades com o objetivo de orientar os profissionais sobre a programação do segundo semestre, já na reunião com os gestores, organizada pela Gerência de Gestão da Rede, foi tratado sobre os procedimentos para o segundo semestre, além de instruí-los sobre questões administrativas e gerenciais.

Os dois momentos aconteceram paralelamente ao mesmo tempo em espaços distintos. Para encerrar houve um momento formativo coletivo com a professora Karla Bárbara, que falou sobre “As implicações da sintonia entre gestor e coordenador pedagógico no planejamento escolar”.