AMTT inicia operação de fiscalização e recolhimento de “motos de leilão”

publicado: 15/04/2021 08h35,
última modificação: 15/04/2021 10h21

Foi iniciada na manhã dessa quarta-feira (14), a operação integrada entre a Autarquia de Trânsito e Transporte (AMTT) e o 15º Batalhão Polícia Militar, o intuito é realizar uma fiscalização coibindo o uso indevido de motos de leilão tipo sucata que podem estar trafegando ou estacionadas em áreas urbanas.

“A comercialização e uso indevido dessas motos que além de não possuírem nenhum registro no sistema nacional de trânsito, é um estímulo para as atividades criminosas e para a prática de delitos diversos, como homicídio e assaltos devido à falta da possibilidade de identificação da sua procedência”, disse o presidente da autarquia, Coronel Fábio Souza.

Essas motos não podem transitar pois já não estão mais no sistema nacional de trânsito e a única utilização é ser destinada à sucataria, sendo assim vendida para a reposição de peças. O chassi é riscado pelo órgão leiloador e o piloto que estiver conduzindo uma motocicleta nessas condições poderá responder um termo circunstanciado de ocorrência (TCO).

“Além disso, a maioria são motos de sinistros que inviabilizam a sua utilização pela falta de segurança. Informamos também, que os veículos que estiverem estacionados indevidamente e que não for encontrado o seu condutor nas proximidades estará sujeito ao guincho”, finalizou o presidente.