Data traz reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo
A Prefeitura de Belo Jardim, em alusão ao Dia da Consciência Negra, realizou, na manhã desta segunda-feira (20), uma caminhada com apresentações musicais e culturais de alunos do município. Mais de 400 estudantes participaram do evento com grupos de dança, bandas das três escolas integrais do Ensino Fundamental, além de cartazes e painéis com mensagens de celebração e luta das pessoas negras.
A caminhada teve início às 09h, saindo da avenida Coronel Antônio Marino, e percorrendo as principais ruas de Belo Jardim, até a Praça da Cultura Desembargador João Paes, na Estação. A ação, organizada pela Coordenação de Educação Inclusiva e Diversidade, culminou com apresentações culturais, distribuição de pipoca, algodão doce e Cremosinho para as crianças.
O Dia da Consciência Negra é uma data de reflexão e reconhecimento da importância da cultura afro-brasileira e da luta contra o racismo. Essa data marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil no século XVII.
“É um momento para celebrar a contribuição dos negros e negras para a formação da identidade brasileira, valorizando sua história, cultura, arte e suas lutas por igualdade e justiça social”, disse o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela.