AEB/FBJ celebra 47 anos de fundação e conquistas

publicado: 26/05/2022 19h32,
última modificação: 26/05/2022 19h32

Autarquia Educacional Artur Barbosa Maciel (AEB), mantenedora da Faculdade do Belo Jardim (FBJ), completa nesta quinta-feira, dia 26 de maio, 47 anos de fundação. Idealizada por Arthur Barbosa Maciel, a AEB/FBJ, se tornou referência em ensino superior, pós-graduação e formação de professores no Agreste de Pernambuco.

Atualmente, a instituição conta com 11 cursos de graduação e nove de pós-graduação. São quase cinco décadas de história e dedicação em oferecer ensino superior de alta qualidade, investindo em inovação e na relação social com a comunidade e empresas locais.

De acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC), a AEB/FBJ atingiu conceito 3 — de excelência (em uma escala de 1 a 5). “Esse reconhecimento é uma conquista de toda comunidade acadêmica, que se dedica, sem medir esforços, para oferecer um ensino de excelência aos estudantes. Essa nota reflete o nosso compromisso e dedicação com a educação dos alunos”, celebrou Mercês Costa, presidente da instituição.

História

Localizada na cidade de Belo Jardim a Autarquia Educacional do Belo Jardim – Faculdade do Belo Jardim foi idealizada por Arthur Barbosa Maciel, que começou a observar o quanto era difícil o acesso ao Ensino Superior para moradores de toda a região, para alguns chegando a ser um acesso inalcançável, principalmente para moças.

Surgiu a oferta de Ensino Superior na cidade. Iniciou como Fundação de Direito Público sem fins lucrativos com a denominação de Fundação de Ensino Superior de Belo Jardim (FESBEJA) e tendo sua primeira unidade de ensino superior o nome de Faculdade de Formação de Professores “Gilberto Freyre”, que funcionou no Edifício José Orlando (atual INSS) assim com o Ginásio de Aplicação.
Em 1975, a FESBEJA passa a ser Autarquia Educacional supervisionada pela Prefeitura Municipal de Belo Jardim, um ano depois o Conselho Estadual de Educação de Pernambucano autoriza o funcionamento da Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim com os cursos de licenciatura curta em ciências, estudos sociais e letras.

Na década de 80, a Prefeitura de Belo Jardim sanciona a lei através da qual a Autarquia Educacional do Belo Jardim, torna-se mantedora da Faculdade de formação dos professores de Belo Jardim. Ainda em 85, o Ministério da Educação autoriza a conversão dos cursos de estudos sociais e letras para o curso em Ciências, habilitações em Biologia e Matemática, Geografia; História e em Letras, habilitação em Português e inglês, todos esses de licenciatura.

Logo se tornou referência na formação de profissionais na cidade e região, a faculdade cresceu, estudantes de várias cidades estudavam na época. Com o aumento da quantidade de aluno, em 90 a faculdade passa a funcionar no prédio do Colégio Diocesano, dois anos depois ela inaugura seu prédio oficial onde está funcionando até hoje.